A Evolução do Mundo dos Negócios
Sempre que a tecnologia afeta a agilidade de um processo, eu tento buscar na história o alento para o momento. Afinal, embora ainda vivamos uma burocracia desmedida no país, ao longo do tempo temos visto uma evolução do Mundo dos Negócios importante, seja na velocidade dos processos de importação ou no desenvolvimento de mercado na exportação.
Primeiro, na capacidade de comunicação entre os países e na aproximação que temos com fornecedores e clientes ao redor de todo mundo. Depois, pela capacidade de diligenciar informações acerca do que está saindo ou entrando no país.
Por isso, quando o sistema cai e não é possível fazer um registro, lembro que as licenças eram datilografadas e entregues pessoalmente no Banco do Brasil lá nos anos 90. Que precisava esperar por uma correspondência de resposta a algum contato ou uma ligação no telefone fixo. Ou simplesmente penso que há pouco tempo era preciso apresentar os documentos físicos para liberação no recinto.
Claro que, se compararmos o Brasil ao EUA ou a Europa, percebemos que o excesso de burocracia afeta também a tecnologia. Afinal, a média de permanência de um container lá é de 48h. No Brasil, são 11 dias. Em alguns processos de exportação, é preciso digitar o CNPJ mais de 10 vezes em locais diferentes, algo nada conveniente para um mundo tão competitivo. Afinal, a velocidade da tecnologia atende de forma mais eficaz aos processos mais inteligentes.
E aqui estamos mais uma vez, apresentando a evolução do comércio exterior, do mundo dos negócios e suas características. Tudo para que o conhecimento possa ser o diferencial no uso da tecnologia.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.