A importância de conhecer a cultura árabe nos negócios
Dubai é uma cidade muita rica, como falamos no último post, e isso é explicito no primeiro contato. Não apenas rico economicamente, mas culturalmente também. A religião tem um significado muito importante e guia os hábitos sociais, os hábitos culturais e até mesmo os negócios. Conhecer a cultura, quando tratamos do mundo árabe, não serve apenas para evitar gafes, mas pricipalmente para aproximar relações pessoais e assim poder desenvolver negócios, já que ambos passam por um processo importante de desenvolvimento de confiança.
(A seta no teto do hotel aponta a direção de Meca)
As mulheres de negócios podem ter problemas no contato com os árabes. Embora Dubai seja ainda possível ver mulheres tratando de negócios, em algumas regiões não são aceitas neste grau de envolvimento.
Outras curiosidades interessantes e importantes são o fato de não ser educado cruzar as pernas, pois mostrar a sola do pé pode ser ofensivo por ser um local de contato com o chão e sujo. Usar a mão esquerda para cumprimentar, acenar, receber presentes ou cartões também não é bem visto, já que esta é usada nas higienes pessoais e considerada imprópria para essas coisas.
Embora a globalização venha reduzindo as diferenças, principalmente em cidades abertas a possibilidades, como Dubai, a religião sempre será um limitador dessa convergência cultural e entender a influência da mesma é fundamental. Dubai, como o mundo árabe, é assim. É aprendizado, é experiência. Mas é, acima de tudo, oportunidade.
Por hoje era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.