A importância de um serviço público de qualidade no mundo dos negócios
A qualidade do funcionalismo público é um tema que gera sempre polêmica dentro de nossa sociedade. Nos negócios internacionais isso não é diferente. A maior parte dos órgãos que definem regras e normas dentro dos processos de importação e exportação são da iniciativa pública. Eles são conhecidos como órgãos anuentes e têm uma importância relevante no desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Dentre alguns dos órgãos anuentes no comércio exterior, podemos citar a ANVISA, INMETRO, DECEX, Exército, Polícia Federal e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Iniciativa Privada versus Serviço Público
Não é incomum escutarmos críticas da população e da iniciativa privada quanto a qualidade de serviço em órgãos públicos. Muitas vezes escutamos que a estabilidade de emprego gera acomodação, outras vezes que os cargos políticos não têm conhecimento técnico suficiente, o excesso de burocracia e a falta de tecnologia nos órgãos públicos é outra crítica frequente. É curioso pois faz parecer, muitas vezes, que a iniciativa privada e o setor público estão em lados opostos, quando na verdade, deveriam andar de mãos dadas, trabalhando em prol do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida da sociedade.
A função do servidor público é servir a população
O nome servidor público explica por si só qual deveria ser o principal papel destes profissionais, servir a população, dar suporte às pessoas e empresas para que a economia se desenvolva seguindo as normas e legislações, mas sem excesso de burocracia que inviabilize as operações. Nos negócios internacionais, competimos com diversos países do globo. Se não tivermos credibilidade e agilidade necessária para exportarmos nossos produtos, certamente perderemos espaço para países mais competitivos.
MAPA é benchmark quanto a qualidade de serviço
Hoje, gostaria de fazer menção ao MAPA pela excelência com que este órgão tem conduzido suas atividades em prol do desenvolvimento do comércio exterior. Além de terem profissionais altamente capacitados tecnicamente, possuem um senso de proatividade e voluntariedade que realmente chama a atenção. Chamadas técnicas são muito bem atendidas e sentimos realmente o interesse do servidor em esclarecer as dúvidas das empresas.
As funções do MAPA no comércio exterior
Dentro do comércio exterior, o MAPA é responsável pela criação de normas, procedimentos e fiscalização na importação e exportação de produtos agrícolas, fertilizantes, sementes, produtos de origem animal, bebidas, entre outros. Dentre tantos procedimentos, podemos citar a padronização de rótulos e embalagens que contenham informações fundamentais para a conscientização e prevenção da saúde dos consumidores, procedimentos para a geração de laudos técnicos referentes a alimentos e bebidas, bem como a prevenção da disseminação de doenças e pestes na importação ou exportação de produtos de origem vegetal e animal. A qualidade no atendimento do MAPA promove a melhoria dos procedimentos de comércio exterior, além de garantir que os consumidores adquiram produtos de boa procedência e dentro dos padrões internacionais de qualidade.
Para saber mais sobre comércio exterior, entre em contato com a UNQ.