Blog da UNQ

A mulher e os negócios internacionais

A mulher e os negócios internacionais…
Hoje, faço uma reflexão sobre a igualdade de condições entre homens e mulheres na área de negócios internacionais. Em teoria, muitas empresas pregam que oferecem as mesmas oportunidades. Em países como Brasil e Estados Unidos, as mulheres, em média, têm mais anos de estudo do que os homens. Mesmo assim, o salário delas ainda é bem menor do que o deles. Exemplificando, a atual presidente da General Motors, Mary Barra, primeira mulher a assumir essa função dentre as principais montadoras no mundo, recebe o salário US$ 4,4 milhões por ano, enquanto o antecessor, Dan Akerson, recebia US$ 9,1 milhões anuais. Por favor, não venham atribuir esta diferença à crise global. O fato é que as pessoas deveriam receber pelo valor que agregam independente de sexo, cor, religião ou idade. E ponto final.

As viagens internacionais…
As viagens fazem parte da vida dos profissionais de comércio exterior. Sabemos que existem países com cultura mais próxima que a nossa e outros com culturas bem distintas. Países mais conservadores, como por exemplo alguns países Árabes, desencorajam a interação entre pessoas de sexos opostos que não tenham relação de parentesco. Geralmente, as mulheres daqueles países devem se cobrir com abaya, vestimenta preta colocada sobre a roupa, e lenço na cabeça. A adequação cultural é fundamental, para viagens de mulheres a estes países. Li um post sobre uma missão de empresárias brasileiras ao Oriente Médio. Todas as executivas optaram pelo uso das roupas típicas para evitar o choque cultural. No final da missão, todas alegaram terem se surpreendido positivamente com a receptividade, mas que a preparação prévia e a adequação cultural foram fatores muito importantes para o sucesso da missão.

A mulher brasileira na política…
É engraçado que acabamos de citar países do Oriente Médio como conservadores e com baixa participação das mulheres nas atividades sociais. Entretanto, estatísticas apontam que o Brasil tem, em média, menos mulheres no Legislativo que no Oriente Médio.

As mulheres inventoras…
As invenções são ideias ou produtos criados e que normalmente tem impacto na sociedade em que vivemos. Fiz uma pesquisa na internet para conhecer invenções desenvolvidas por mulheres que revolucionaram o mundo. Seguem algumas delas: limpador de para-brisa para automóveis, painel solar, máquina de lavar louça, linguagem de programação de computadores, o conceito de sistema wireless, fralda descartável, filtro de café, vidro invisível, bote salva-vidas, fax portátil, cabo de fibra ótica, seringa para uso médico, primeiros remédios contra AIDS, leucemia e herpes, entre tantas outras.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!