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A Qualidade do Produto Chinês

Ni hao! Estamos voltando ao Brasil e na despedida da China segue a ratificação de alguns aspectos importantes daquilo que a gente esperava para o mundo dos negócios: a qualidade dos produtos e a diferença cultural.

O conhecimento desenvolvido pelos chineses e a tecnologia existente fazem com que as possibilidades de negócios com a China sejam inúmeras. Não existe mais espaço para a velha justificativa de que os produtos chineses são ruins. Existe, sim, a melhor forma de encontrá-los, já que, como no Brasil, há empresas boas e más.

O outro aspecto importante é a diferença cultural. Não apenas o idioma e a alimentação, mas principalmente a forma de trabalhar e a percepção de qualidade, os quais podem ser supridos por uma comunicação aprimorada. Fazer a outra parte entender bem o que se precisa é fator fundamental nos negócios, e quando tratamos do âmbito internacional, deve ser ainda melhor trabalhada.

Claro que não é no primeiro contato que se desenvolve as condições para fazer negócios internacionais. A experiência e o conhecimento são adquiridos com o tempo. Por isso, contar com uma assessoria especializada, que agregue no contexto do negócio para reduzir essa distância empreendedora, pode ser um investimento de grandes resultados.

Por ora era isso. Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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