Alta do dólar: Ainda é possível importar?
Um planejamento estratégico bem elaborado considera o comércio exterior independentemente da taxa cambial, hoje batendo os R$4,00. Ele é fundamental para garantir vantagens competitivas diante da concorrência globalmente acirrada e um mercado com problemas de demanda. Embora não se tenha dúvidas sobre a resposta, é importante embasá-la. Dentre alguns motivos, destacam-se três deles.
Maior flexibilidade nas negociações
Sabemos que a demanda oscila naturalmente no ciclo econômico mundial. Quando há menos compradores para uma estrutura formada, com custos fixos imperdoáveis no final do mês e expectativas constantes para a manutenção/crescimento dos rendimentos, é fundamental buscar diferentes meios de estimular o mercado. E é isso que tem acontecido no mundo dos negócios. Empresas buscando diferentes condições para suprir uma redução da demanda mundial. A flexibilidade em preços, quantidade de compra, condições de pagamento e entrega e soluções compartilhadas têm sido mais constantes no momento. É a lei natural da oferta e da procura. Claro que é preciso negociar com o exportador, exigir contrapartidas e saber lidar com esta possibilidade. Afinal, ninguém vai sair distribuindo descontos por aí.
Compensações cambiais em outros países
Da mesma forma que o dólar valorizou 75% no Brasil nos últimos 18 meses, outros países também sofreram com valorização. Logicamente, estas variações não foram iguais, mas a diferença deve ser considerada nas negociações bilaterais com cada país. Ou seja, em uma compra da Argentina, por exemplo, onde o dólar valorizou em torno de 80% no mesmo período, as variações praticamente iguais sugerem uma manutenção das mesmas condições de custo de importação. Como na venda o recebimento é em dólar, com uma redução de 80% no preço em dólar no país de origem, teoricamente, a rentabilidade do vendedor hermano será mantida pela paridade cambial. Mais um motivo para se pedir descontos nos preços em dólar.
Condições logísticas aprimoradas
A redução da demanda global também permite o aprimoramento das relações com prestadores de serviços da cadeia logística. Nunca se viu tanta iniciativa de terminais portuários para aproximação. Os fretes internacionais também estão em valores nunca antes praticados. O transporte de um container vindo da China para Santa Catarina, por exemplo, foi oferecido este mês a USD25,00 (É isso mesmo! Não faltou número não!). No passado, chegou-se a praticar o preço de USD3.000,00 pelo mesmo serviço. Aqui está outra grande possibilidade de se reduzir os custos.
Sem dúvida, importar ainda pode ser vantajoso
É indubitável a importância do comércio exterior na empresa moderna e o dólar alto não é, obrigatoriamente, impeditivo para a viabilização da importação. Afinal, sempre existirá uma melhor condição de compra para algum produto do portfólio em algum momento e em algum lugar do mundo. É necessário, no entanto, uma condição de especialização nos negócios internacionais, com pesquisas e estudos constantes, para que os riscos sejam minimizados, as oportunidades, aproveitadas, e os resultados, maximizados.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp (marcelo.raupp@unq.com.br)
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.