Aprovada a nova profundidade do Porto de Imbituba
Aprovada a nova profundidade do Porto de Imbituba
Após uma obra de drenagem de aprofundamento que durou 10 meses a Marinha homologou na quinta-feira (22) a nova profundidade para manobras de navios do Porto de Imbituba. O canal de acesso está com profundidade de 17 metros e bacia de evolução com 15 metros.
Com a aprovação o porto terá capacidade para receber navios de até 360 metros de comprimento e com capacidade para transportar nove mil contêineres ou 80 mil toneladas de granéis. Estes números são um marco histórico para o porto que conta agora com a maior profundidade entre os portos do sul do Brasil. Este fato, juntamente com as ótimas condições operacionais já existentes deve refletir em crescimento na movimentação de cargas e na arrecadação.
O Porto de Imbituba possui uma condição privilegiada quando se trata de características operacionais. Está localizado em uma enseada aberta e protegida de ressacas e ventos por um molhe de 850 metros, o porto garante aos seus clientes flexibilidade para movimentação de grandes navios e tempo reduzido para manobras.
O porto é administrado desde 2012 pelo Estado de Santa Catarina, por intermédio da empresa SCPar e de lá pra cá não houveram registros de fechamento por falta de segurança ou condições climáticas ruins. O porto de Imbituba ainda conta com armazéns cobertos para carga geral, áreas de contêineres, armazém de frigoríficos e grãos, áreas de pátio para granéis sólidos e tanques para granéis líquidos.
O acesso logístico se dá através da Ferrovia Tereza Cristina que liga Imbituba a Criciúma e ligação direta entre o porto e BR-101. “Tendo os aspectos de acesso à disposição, o mais importante agora é o trabalho comercial do Porto com os Armadores para disponibilizar mais opções de linhas de navios, seja para a importação ou exportação, já que hoje esta questão é bem limitada”, analisa Marcelo Raupp diretor da UNQ Import and Export.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.