Blog da UNQ

As importações voltam à cena

Ontem, falamos sobre as exportações catarinenses e a dificuldade atual do governo em estimular a economia através dos negócios internacionais. Hoje, faremos um raio-x nas importações e nos resultados da balança comercial, analisando os números, suas razões e também suas consequências na economia.

As importações tiveram um incremento se comparado com o mês de maio. No Brasil, o aumento foi de 7,8% e em Santa Catarina, de 3,71%. Os dados mostram que as empresas começam a assimilar a nova realidade cambial e voltam a trabalhar as importações aos poucos. Além disso, com uma economia acirrada, as empresas precisam buscar alternativas nos detalhes e a importação é uma excelente ferramenta para isso.

BC jun15 imp

O acumulado do ano, no entanto, mostra uma redução de aproximadamente 10% em Santa Catarina, tanto nas importações como nas exportações, o que mostra realmente que o número de negócios realizados reduziu expressivamente. São os sintomas de uma economia retraída. Com essa redução equivalente, em importação e exportação de Santa Catarina, a balança comercial mantém o mesmo desenho do primeiro semestre do ano passado, mantendo-se negativa.

Na média brasileira, as importações caíram mais do que as exportações e fizeram a balança comercial fechar positiva no primeiro semestre. Analisando fora do contexto é interessante ter mais divisas financeiras entrando no país do que saindo. Na minúcia das informações, entretanto, não vemos um ambiente positivo, já que este saldo não reflete o avanço das exportações sobre as importações, mas apenas uma queda menor. Uma consequência clara da dificuldade econômica instaurada.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!