As Negativas da Balança Comercial Catarinense
Assim como nas exportações, as importações catarinenses também caíram mais do que a média nacional em maio. Com relação ao mês de abril, houve uma queda de 12,25% nas importações catarinenses, enquanto no Brasil a redução média foi de 4,48%. Essa mesma diferença foi percebida nas exportações, o que mostra uma redução nos negócios gerados pelo estado.
Mesmo com essa redução nos valores importados, houve um aumento nas importações da China, o que mostra uma tendência de busca maior no país asiático. Origens como Argentina, Estados Unidos, Chile, Alemanha e Índia compensaram com quedas significativas.
Com reduções similares nas importações e nas exportações, o estado de Santa Catarina manteve a sua balança comercial negativa, já que o número importado ainda é maior que o número exportado, causando este déficit comercial. Em âmbito nacional já se percebe uma alteração no cenário com as exportações superando as importações, o que não acontecia desde 2009, quando o dólar caiu para o patamar de R$1,65. O acumulado do ano ainda é negativo, mas tudo indica que isto pode mudar nos próximos meses.
Em geral, uma balança comercial favorável é interessante para o país, já que assim entram mais divisas financeiras do que saem. Como, no caso do Brasil, há uma preocupação intensa com o controle da inflação, já que é a base do plano econômico, as importações devem continuar sendo estimuladas. A expectativa, no entanto, é que as exportações continuem sendo maiores para que, assim, o país tenha uma balança comercial mais equilibrada.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.