As variáveis que podem aumentar o dólar no cenário atual
Nesta sexta-feira, o dólar fechou perto dos R$3,04 com um novo aumento depois de três pregões em queda. Com o fim das intervenções diárias do Banco Central, vimos o real mais próximo do seu valor verdadeiro e, por isso, é importante ficarmos atentos às variáveis que podem fazer o dólar aumentar diante do cenário atual.
A primeira variável é a própria valorização da moeda americana através dos resultados positivos da economia nos Estados Unidos. Isso afeta a forma de como o mundo volta a olhar para os americanos. A cada anúncio de dados econômicos, aumenta a especulação sobre o aumento dos juros pelo Banco Central americano, o FED. E isso gera um aumento do valor da moeda americana.
A segunda variável considera os possíveis problemas no mundo que podem influenciar a quantidade de dólar que vem ao Brasil. Dois casos importantes e pontuais são o iminente calote da Grécia na comunidade européia e a possível redução de crescimento da China para 7%. É importante acompanharmos o andamento destes assuntos mundiais e outros que porventura possam acontecer.
A terceira variável é a própria situação política que o Brasil se encontra. Os conflitos entre executivo, legislativo, judiciário e o povo aumentam o risco do Brasil pelo olhar dos investidores, o que reduz a disponibilidade de dólar por aqui e faz também a moeda americana aumentar.
Claro que os aspectos macroeconômicos são incontroláveis. Entretanto, podemos estar atentos a essas variáveis para tentar antecipar as tendências e poder tomar decisões mais precisas no mundo dos negócios.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.