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Brasil ainda tem muito potencial de otimização em suas exportações

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Segundo o Banco Mundial, em 2014, as exportações brasileiras de bens e serviços representavam apenas 12% do PIB, ao passo que a média mundial, considerando tanto países desenvolvidos como países emergentes, é de 30%. Este é um dado alarmante e mostra como o Brasil ainda precisa melhorar muito no que tange ao suporte aos seus exportadores.

Pesquisa revela desafios à competitividade das exportações brasileiras

No início de 2016, respondi um questionário de uma pesquisa intitulada “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras”, realizado pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com a FGV. O estudo buscava entender a visão de empresas brasileiras com relação aos entraves encontrados por elas em suas exportações. A maioria das empresas entrevistadas foram de pequeno e médio portes, que possuem a exportação como atividade frequente, e exportam há mais de 5 anos. No final de setembro recebi o relatório desta pesquisa e compartilho aqui 3 desafios importantes enfrentados pelos exportadores brasileiros. 

3 desafios importantes enfrentados pelos exportadores brasileiros          

1 – Custo Brasil:

Com relação ao Custo Brasil, os principais obstáculos enfrentados são:

  • Altos custos de transporte e portuários;
  • Falta de competitividade devido aos altos tributos;
  • Instabilidade cambial que gera insegurança aos empresários;
  • Altas taxas de juros sobre financiamentos às exportações.

2 – Excesso de burocracia

Os principais entraves da alta burocracia brasileira são:

  • Leis conflituosas, complexas com alteração frequente;
  • Excesso de complexidade dos documentos de exportação;
  • Demora para liberar os processos de exportação;
  • Greves de profissionais envolvidos nas atividades de exportação;
  • Falta padronização entre os órgãos fiscalizadores;

3 – Dificuldade de implementar ações comerciais no exterior

Exportadores enfrentam os seguintes desafios nas estratégias comercias:

  • A falta de apoio do governo nas ações de promoção internacional;
  • Dificuldade na prospecção de mercados potenciais;
  • Marketing pouco efetivo no mercado-alvo.

3 ações de melhoria podem ser tomadas para otimizar as exportações no Brasil

Precisamos da tão falada reforma tributária para desonerar o custo de produção dos fabricantes brasileiros. Precisamos da digitalização e integração de processos, com menos papel e burocracia operacional. Finalmente, precisamos de uma maior aproximação dos fabricantes com empresas especializadas em comércio exterior, com o intuito de tornar as estratégias internacionais mais eficazes.

Para saber como exportar, entre em contato com os especialistas da UNQ Import Export.

Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, de 14/12/16.

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