ENOVAFER QUER GANHAR O MUNDO
DE OLHO EM PARCERIAS, INDÚSTRIA DE ELETRO-FERRAGENS BUSCA EXPANSÃO COM ESTRATÉGIAS NO MERCADO EXTERNO
A EnovaFer é uma empresa com visão diferenciada. Embora nova no mercado, a longa bagagem dos seus sócios, Fernando Ambrosini e Décio Pacheco, permite que sigam passos assertivos para desenvolver o setor de eletro-ferragens, um mercado naturalmente exigente pelas suas características.
Em linhas gerais, as eletro-ferragens são direcionadas para estruturas de redes de distribuição elétrica e telefonia. Desde as grandes torres de alta-tensão até as ferramentas menores como parafusos, barras roscadas, hastes e pinos cruzetas que são utilizados em postes. Pensando na competitividade, otimização de processo e um melhor atendimento ao cliente, a Enovafer focou a fabricação de seus produtos e serviços no processo de forjamento, porém comercializam toda a linha, com parceiros e/ou representações. “Produzimos produtos com muita qualidade e buscamos clientes com esta exigência para ser o diferencial dentro do mercado”, frisa Fernando, que fez parte da comissão nacional que desenvolveu a última versão da norma NBR8158 e 8159.
Para ele, com os desafios atuais do mercado, o caminho é contar com parcerias reais em toda a cadeia, desde os prestadores de serviços até os clientes. “Não é possível ser especialista em tudo. Precisamos contar com empresas que entendam os nossos valores. Assim, os clientes poderão absorver a sinergia no suprimento da melhor maneira e se transformarão em parceiros de longa data”.
A partir desta forma de pensar, a empresa terceirizou o seu departamento de comércio exterior, buscando capacitação no mercado local. “Convidamos a UNQ por ser referência. Tem o conhecimento do mercado internacional e de suas particularidades. Nós temos o conhecimento total dos produtos. Com esta junção, podemos vender serviços e produtos com continuidade no exterior”, afirma Fernando.
No mercado internacional, a exportação de produtos acabados possibilitará uma ampliação de mercado e melhores condições de negócios para a empresa. Por outro lado, a importação permitirá a busca de insumos mais qualificados que permitam mais competitividade. “Temos prospectado as Américas e já avançamos bem no mercado Norte-Americano e da Nicarágua, por exemplo. Também vendemos todo o desenvolvimento do produto, com suas etapas”, reforça Décio.
Ambos são enfáticos sobre o objetivo principal da Enovafer: “Nossa visão é desenvolver uma grande empresa, não necessariamente uma grande indústria. Para isso, temos o mercado externo como intenso aliado”, afirma Décio. A expertise no ramo, as relações bem desenvolvidas no mercado nacional e um parceiro leal nos negócios internacionais são a receita para a credibilidade adquirida e os resultados almejados.
COMO TUDO COMEÇOU
Décio e Fernando trabalharam juntos por 16 anos no ramo. Fernando prestava assessoria tanto no âmbito metalúrgico como também de energia. Já Décio contabilizava 25 anos no mercado com cargos como gerente e diretor comercial. A empresa na qual trabalhavam foi apontada, em uma pesquisa realizada por uma revista, como líder no segmento de eletro-ferragens por 13 vezes consecutivas dentre as 14 que foi avaliada. A única vez que não ficou em primeiro lugar, garantiu o segundo.
No fim do ano passado, cansados do ritmo de trabalho e buscando um novo desafio, Décio e Fernando começaram a planejar a EnovaFer. “Falei com o Décio que iria abrir uma empresa, uma metalúrgica, mas com foco totalmente diferenciado, na linha de forjado. A ideia não era somente no ramo de energia, e sim no geral, já que há ainda a parte ferroviária e a petroquímica, por exemplo”, ressalta Fernando. Muita história ainda para se desenvolver.