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Cinco áreas de atuação da APEX Brasil na promoção das exportações brasileiras

Coluna desta quarta-feira (29) na editoria de Economia do Jornal A Tribuna, com o diretor da UNQ Import Export, Renata Barata Gomes

Cinco áreas de atuação da APEX Brasil na promoção das exportações brasileiras
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O órgão tem grande importância no desenvolvimento do comércio exterior brasileiro pois, através de seus 5 pilares de atuação, amplia o horizonte de empresas brasileiras nos negócios internacionais:

1. Inteligência de Mercado
A APEX realiza estudos e análises de mercados que visam orientar as empresas e os parceiros em relação às melhores oportunidades para os seus negócios internacionais.

2. Qualificação Empresarial
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos promove capacitações, consultorias e assessorias oferecidas com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, preparando-as para os desafios do mercado internacional. A Oficina de Competitividade é um dos programas mais utilizados oferecendo capacitação nas áreas de administração estratégica, administração da produção, gestão e planejamento para internacionalização.

3. Estratégia para Internacionalização
Conjunto de serviços que visa orientar empresas e parceiros na definição de estratégias para inserção e avanço no processo de internacionalização. Um dos principais projetos neste segmento é o PEIEX, Projeto Extensão Industrial Exportadora. Este programa oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de, posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções a fim de otimizar seu desempenho competitivo. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos, ações de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida.

4. Promoção de Negócios e Imagem
Ações que têm como objetivo facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, diversificar os destinos das exportações brasileiras e melhorar a percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços brasileiros. Os principais projetos contemplados neste pilar são:

  • Rodadas de Negócios com compradores internacionais;
  • Missões internacionais para países estratégicos;
  • Exposição em feiras internacionais com custo parcialmente subsidiado;
  • Subsídio a clientes estrangeiros para visitas de negócios;coluna renato 29.06.2016

5. Atração de Investimentos
Ações para captar investimentos estrangeiros diretos (IED) com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo para aportes de capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país. As ações de atração de investimentos também visam promover a transferência de tecnologias inovadoras para empresas brasileiras.

Uma boa assessoria em comércio exterior pode potencializar seus negócios
É importante que as empresas busquem uma assessoria especializada em comércio exterior para que esta, através de um diagnóstico, identifique os serviços da Apex que mais se adequam as suas necessidades.

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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