Cinco novas tecnologias que irão transformar o mundo dos negócios
Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e disruptivo. Muitas tecnologias que vem surgindo e se estabelecendo no mercado, poderão extinguir profissões atuais e ao mesmo tempo criar novas profissões antes inimagináveis. Importante que estejamos atentos a estas tendências, para que tanto as empresas quanto os seus profissionais, possam se adaptarem a estas mudanças. Listo abaixo algumas tecnologias que podem ter um impacto considerável nos negócios internacionais:
1 – Internet das Coisas
A Internet das Coisas tem como principal objetivo a conexão de dispositivos à internet. Aqui, podemos imaginar desde o monitoramento em tempo real da localização individual de cargas dentro de contêineres, o balanceamento online de cargas a serem carregadas em um navio, e até mesmo chips implantados em seres humanos contendo dados de passaporte, vistos internacionais e cartão de crédito utilizados em viagens internacionais.
2 – Realidade virtual
A realidade virtual busca a integração de situações reais através da imersão em ambientes virtuais. No mundo dos negócios, a ideia seria visitar uma feira na China, inspecionar produtos em uma fábrica, visitar o showroom de um fornecedor sem sair do escritório.
3 – Veículos Autônomos
Veículos autônomos vêm sendo pesquisados há bastante tempo, mas tem ganho maior repercussão na mídia nos últimos anos. A tecnologia é autoexplicativa e objetiva o tráfego de automóveis leves e pesados sem a interferência do motorista na condução dos mesmos. Nos negócios internacionais, esta tecnologia tende a impactar o transporte rodoviário de cargas, reduzindo o número de acidentes, otimizando o consumo de combustível, e reduzindo custos.
4 – Inteligência Artificial
A inteligência artificial consiste em algoritmos com capacidade de autoaprendizagem a partir da entrada de dados em um determinado sistema. Nos negócios internacionais, podemos citar duas aplicações desta tecnologia: traduções simultâneas – imagine um brasileiro e um alemão em uma teleconferência onde cada um fala o seu idioma nativo e o sistema faz a tradução online da reunião; inteligência de negócio – atualmente já utilizados em portais de e-commerce, onde o sistema sugere produtos aos consumidores com base na experiência de compras passadas e no perfil de navegação do consumidor na internet e redes sociais.
5 – Fintech e Blockchain
O termo Fintech vem da combinação de finanças com tecnologia. Blockchain é uma tecnologia que se enquadra no conceito de Fintech. Há algum tempo se debate a criação de moedas digitais onde se possa fazer pagamentos digitais sem a utilização de intermediários. Entretanto, muito se discute sobre a possibilidade de fraudes ou sobre a necessidade de um controle mais rígido destas transações. A ideia do Blockchain é criar um ecossistema padrão, que garanta que todas as transações financeiras realizadas digitalmente sejam contabilmente registradas. Nos negócios internacionais, este sistema possibilitaria o pagamento internacional utilizando moedas digitais de forma segura e com custos reduzidos.