Comércio exterior: expectativa x realidade
Quem nunca sonhou em passar a vida trabalhando naquilo
que sempre gostou?
Viajar com bastante frequência, visitar pontos turísticos nos
mais diversos países e todo mês conhecer lugares novos
nos intervalos de reuniões a base da bebida local. Poder
desenvolver negócios com visões paradisíacas criadas
durante os cochilos nas aulas de negociação internacional da
universidade.
Imagine se a sua profissão possibilitasse despertar com um
desayuno de café colombiano, desfrutar o mar do caribe em
uma reunião tranquila e almoçar um Conch com dançarinas
de hula hula ao som de ukelelê. À tarde, poderia começar
com um gelato italiano ao vinho do Porto e cookies de
marijuana.
À noite jantaria a um show de tango ou pegaria um fast
food em um jogo da NBA. De repente, apenas degustaria um
Raki com muçulmanos ou um Soju falando sobre as Coreias.
No final, dormiria ao som do mar de Gold Coast. Diante de
tantos prazeres, o dia poderia ter até mais de 24 horas porque
planejaria seus compromissos no mundo a favor do fuso
horário.
Se você chegou à conclusão que é isso que o comércio
exterior possibilita, estamos diante do maior ingênuo das
galáxias.
Mas isso não quer dizer que trabalhar no mundo dos negócios
não é a coisa mais apaixonante do mundo. É viver os desafios
diários e se satisfazer com as realizações. Principalmente, no
Brasil. Por isso que não é pra qualquer um…
Na zdrowie!
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.