Desvalorização da moeda chinesa e a redução dos preços em dólar
O câmbio é sempre um fator estratégico nos negócios internacionais. Com informações
atualizadas no mundo, é possível negociar com mais eficácia e ter melhores resultados. Não
simplesmente no momento do fechamento do câmbio em si, mas principalmente no contato
com o exportador no país de origem. E no momento da desvalorização da moeda chinesa, pode ocorrer uma redução dos preços em dólar.
Como funciona?
Sempre que há uma variação cambial, os preços em dólar estão suscetíveis a variações
também, já que a conversão da moeda local mudará. Exemplificando, se o preço em moeda
local é LO$100, com um dólar a LO$2, o preço do produto deve ser USD50 para que a
rentabilidade da empresa se mantenha no LO$100. Caso o dólar aumente hipoteticamente
para LO$4, a mesma rentabilidade de LO$100 pode ser alcançada com o preço de USD25. Isso
permite um aumento na escala de exportação com preços melhores.
No caso da China, o câmbio é controlado, diferentemente do Brasil que é flutuante, e o
Governo Chinês desvaloriza a moeda quando precisa estimular as exportações. Por isso, as
variações devem ser sempre bem aproveitadas. Neste último mês, tivemos um aumento na relação RMB/DOLAR na faixa de 3,5% o que pode ser diretamente transferido para o preço em dólar,
haja vista a manutenção da rentabilidade local.
Claro que dificilmente o vendedor disponibilizará um desconto por iniciativa, já que o ganho
cambial também é importante para ele. Por isso, sempre que houver essas variações, converse
com o exportador e tente essa redução proporcional no preço em dólar do seu produto. O
ganho sempre estará nos detalhes.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.