Dropshipping internacional: alternativa de negócios digitais
Dropshipping é um método de comércio varejista onde uma loja não mantém estoque dos produtos que vendem. Ao invés disso, quando uma loja vende um produto, ela compra o item de um terceiro, e esse envia o produto diretamente ao cliente. Desta forma, o lojista não vê ou manipula o produto. Uma loja conhecida no Brasil no modelo dropshipping é o Aliexpress. A maior diferença entre este modelo e o modelo tradicional de varejo, é que o lojista não tem estoque próprio. Ele compra o produto de um terceiro, normalmente um atacadista ou fabricante, conforme a demanda do pedido colocado pelo cliente, e este pedido é entregue diretamente pelo fornecedor.
Principais benefícios do dropshipping
- Menor necessidade de investimento: provavelmente a maior vantagem deste modelo é a possibilidade de criar um comércio eletrônico sem a necessidade de investir, de forma antecipada, milhares de reais em estoque de produtos. Modelos tradicionais de negócio requerem altos investimentos de estoque. No modelo de dropshipping, o lojista não tem que comprar um produto antes de realizar a venda, e de receber o pagamento do cliente. Assim, é possível iniciar um negócio de dropshipping com pouco investimento
- Facilidade para iniciar o negócio: gerenciar um comércio eletrônico é muito mais fácil quando não é necessário lidar fisicamente com os produtos. Com o dropshipping, o empreendedor não precisa preocupar-se com:
- Embalagem e envio dos pedidos;
- Gestão e custos de armazenagem;
- Gestão de inventário;
- Pedidos contínuos de reposição de estoque;
- Gestão da logística de devoluções;
- Estrutura administrativa enxuta: por não haver necessidade da compra e gestão de estoque, não é necessário ter uma estrutura muito complexa para administrar um comércio de dropshipping. Muitos desses negócios são realizados em home-office. Conforme o crescimento do negócio, os custos vão aumentando, mas em proporções menores quando comparados aos modelos tradicionais de varejo.
- Localização flexível: um negócio de dropshipping pode ser administrado de qualquer lugar que tenha uma conexão de internet. Uma vez que o lojista consiga manter uma comunicação de qualidade com os seus fornecedores e clientes, será possível tocar este modelo de negócio.
- Vasta seleção de produtos: como não há necessidade de comprar antecipadamente os produtos vendidos, é possível oferecer uma gama diversificada de produtos aos clientes. Como o estoque ficará sob responsabilidade dos fornecedores, o lojista poderá listar os produtos em seu website sem custo adicional.
- Escalabilidade: no modelo de negócio tradicional, se uma loja recebe três vezes mais pedidos, o volume de trabalho cresce proporcionalmente. Quando o modelo de dropshipping escala, o maior volume de trabalho será absorvido pelos fornecedores, permitindo que a loja cresça sem uma necessidade grande de esforço e investimento.
Desafios na gestão do dropshipping:
Baixa margem de lucro: uma das principais desvantagens em operar dropshipping é a margem de lucro baixa. Como é um negócio fácil de se iniciar e com a possibilidade de se gerenciá-lo com uma estrutura enxuta, a competitividade neste modelo de negócio é muito alta.
- Problemas nas entregas: no modelo de dropshipping, o lojista não controla o estoque dos produtos. O estoque é controlado em diferentes depósitos dos mais variados fornecedores. Desta forma, há um desafio constante em rastrear o status dos envios para que a loja virtual possa sempre manter os clientes informados sobre o andamento das entregas dos pedidos comprados.
- Erros dos fornecedores: envios de produtos errados ou de produtos com defeitos, acabam impactando diretamente na confiabilidade da loja. É muito importante selecionar bem os fornecedores para que o negócio seja perene, tendo em vista que a loja é corresponsável pelos produtos entregues através do seu website.
- Custos alfandegários: muitos negócios de dropshipping envolvem produtos internacionais. Um detalhe importante nas compras internacionais é a incidência de impostos na importação. Como neste modelo, o produto é enviado do fornecedor diretamente ao cliente, os impostos serão cobrados a esse último. Portanto, é muito importante que o lojista mantenha o cliente bem informado sobre os riscos e a estimativa dos impostos que podem incidir em compras internacionais.
Vale ou não a pena investir neste modelo de negócio?
O modelo de dropshipping não é perfeito. Ele possui seus prós e contras. Há alguns tipos de produtos e nichos que são favorecidos por este modelo. No cenário internacional, é importante que este modelo seja conduzido em negócios que não envolvam pedidos com altos valores e quantidades muito grandes por pedido. Pedidos menores têm maior chance de serem liberados sem fiscalização, ou nacionalizados sob o modelo de importação simplificada reduzindo os custos alfandegários nestes processos.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.