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EMBARQUE CONSOLIDADO PRÓPRIO – LCL

Dentre muitos serviços que um agente de cargas pode disponibilizar aos seus clientes, um deles é a consolidação de cargas exclusiva, que possibilita ao importador otimizar os custos envolvidos no transporte internacional sem perder a agilidade no embarque.

A consolidação exclusiva consiste em juntar diferentes mercadorias de diferentes exportadores em um único embarque destinadas a um único importador, buscando uma logística onde as despesas de transporte e taxas possam ser partilhadas proporcionalmente entre as mercadorias envolvidas no processo, fazendo com que o custo final do frete cause o menor impacto possível no preço final de cada produto.

Tanto para modal aéreo como modal marítimo, é viável a consolidação exclusiva, onde temos o custo fixo de um container no modal marítimo que pode ser rateado entre as mercadorias de cada exportador ou no modal aéreo que nos possibilita juntar as quantidades obtendo mais volume de carga e consequentemente um frete por quilograma mais atrativo.

Para tornar a consolidação exclusiva viável, é necessário que as mercadorias sejam de fornecedores relativamente próximos e que possam utilizar um porto ou aeroporto em comum e com o mínimo de distância possível, desta forma, as despesas de deslocamento interno no país de origem da carga, não compromete o custo da logística. Isso deve ser observado especialmente em países com dimensões continentais, como China, Estados Unidos, Brasil entre outros.

Também deve ser observado a disponibilidade das cargas pelos exportadores para que isso não afete o andamento do processo e não cause nenhum atraso ou custo extra. Por isso é importante que todas as cargas coincidam com a disponibilidade delas pelos exportadores.

Os serviços podem incluir a coleta da mercadoria em cada exportador (EXW), realizada e coordenada pelo agente nomeado na origem, bem como pode ficar a cargo dos exportadores a entrega das mercadorias em local definido e informado pelo agente para a consolidação da carga (FCA). Esse local poderá ser dentro do próprio porto/aeroporto de embarque ou armazém próximo onde será feito a consolidação das mercadorias.

Uma vez que todos os pontos foram observados e se constate a viabilidade do processo, o importador poderá obter reduções significativas ao ratear as despesas com o transporte proporcionalmente ao peso/volume do produto.

O autor

CARLOS CASTRO

CARLOS CASTRO

Transportes Internacionais

Administrador de empresas (IFES, Brasil). Experiência de mais de 17 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento na área de agenciamento de cargas internacional (aéreo, marítimo, rodoviário e projetos). Experiência em desenvolvimento de parceiros no Brasil e no Exterior com viagens realizadas para Ásia, Europa e Estados Unidos. Manager business development na Ethima Logistics.

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