Blog da UNQ

Entendendo os negócios em Dubai

Nada melhor do que falar sobre o mundo dos negócios estando inserido na cultura internacional. E este post vem direto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

20150314_122051-1

Há poucas décadas, Dubai era um povoado pesqueiro (acima foto de 1930 tirada no Museu em Dubai), mas com o aprimoramento do turismo, comércio e serviços profissionais se transformou em um centro global de transporte e, em 2014, Dubai foi a quinta cidade do mundo com maior crescimento econômico.

20150314_122213

As importações e exportações dos Emirados Árabes são bem características. Em torno de 70% das suas exportações são combustíveis, haja vista a abundância de petróleo na região. Já as importações se baseiam em ouro e joias com 40%, já que há uma riqueza muito concentrada nos Sheikhs que são grandes apreciadores e consumidores, e 30% de máquinas mecânicas e elétricas, já que o país não domina a tecnologia. Além disso, são grandes compradores de produtos de subsistência por não serem produtores. Esse maior relacionamento, tanto de compra como de venda acontece principalmente com os países vizinhos como Japão, Índia e China.

Motivada também pela queda do preço do barril do petróleo, sua balança comercial é negativa, já que as importações superam as exportações. Seu PIB acaba sendo complementado pela capacidade de serviços que possui sobre os quais falamos anteriormente. As oportunidades de negócios com o Brasil são um pouco limitas devido a alguns aspectos. Mas, sobre isso, falaremos mais pra frente.

Por hoje era isso. Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!

Comentários

  1. Marcelo, achei muito interessante seu post sobre a Economia em Dubai. Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre a Logística em Dubai, e gostaria de conhecer as referências que você usou para criar esse post. Até para eu saber onde me basear para desenvolver meu trabalho.

    Obrigada!

  2. gostei muito da vossa pagina, gostaria muito em fazer negocio com voces .
    Trabalho na Empresa de Despachante Aduaneiro em Mocambique-Beira procuro novos fornecedores da areas de importacao e exportacao de mercadoria.