Equipe da UNQ realiza visita técnica nos portos de Imbituba e Itajaí
Equipe da UNQ realiza visita técnica nos portos de Imbituba e Itajaí
Profissionais foram recebidos pela administração dos terminais logísticos
O Complexo Portuário do Itajaí chegou até o final do último ano com um crescimento de 3% no volume de cargas e com índice de avanço de 2% se analisado apenas cargas conteinereizadas. Já o Porto de Imbituba, há três anos sob nova administração, evoluiu em 2013 em 21% o volume de cargas e em 62% a arrecadação. Sabendo desses números e com intuito de ampliar o relacionamento com os Portos de Santa Catarina, o diretor da UNQ Import and Export, Marcelo Raupp e o colaborador Renan Schroth estiveram, na última semana, em uma visita técnica no Porto de Imbituba e de Itajaí.
Raupp e Schroth foram recepcionados no complexo portuário do norte do Estado pelo CEO Executive Diego Gelain. Já em Imbituba, os profissionais ratificaram acordo com o diretor comercial do Porto, Marcelo Vargas. Para Raupp, as reuniões aproximaram ainda mais a parceria dos principais portos catarinenses com a assessoria em Comércio Exterior. “Conseguimos ampliar a relação com os terminais e aprimorar toda a logística para os clientes”, afirma.
De acordo com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o Porto de Imbituba desempenha um papel estratégico na economia do Sul do Estado. “Nós temos grandes desafios para compensar o Sul com relação ao Norte, mas é importante para Santa Catarina um crescimento equilibrado e para isso temos que fazer infraestrutura, além de aproveitar a vocação natural. Então, o Porto de Imbituba passa a ter um papel estratégico. Os números já mostram o início de uma retomada, ainda incipiente, é um espaço muito curto, mas a perspectiva é muito grande”, pondera Colombo.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.