Exponor 2019 e as inovações do mercado da mineração
As feiras de negócios são sempre oportunidades para conhecer inovações e tendências de uma determinada indústria. Na final de maio, ocorreu na cidade de Antofagasta, no Chile, a Exponor 2019, uma das feiras mais importantes do setor de mineração. O Chile é um país reconhecido mundialmente pela importância deste segmento, principalmente na extração do cobre. A Exponor é uma feira bi-anual e conta com a participação de expositores do mundo todo.
Inovações da Exponor 2019
Dentre as tendências inovadoras na Exponor, percebeu-se que a indústria de mineração está cada vez mais inserida nas tecnologias digitais. Algumas apresentadas na feira foram:
- Realidade virtual e realidade aumentada: utilizados em ambientes de simulação de operações em processos produtivos e também de manutenção.
- Bloqueio digital remoto: permitindo o controle de atividades perigosas à distância ou o bloqueio de processos em emergências.
- Exoesqueleto para melhoria de ergonomia dos operadores: instrumentos utilizados de forma semiautomática facilita o manuseio de equipamentos e movimentação de peças pesadas.
- Drones: aparecem na mineração como uma tecnologia muito importante para realizar inspeções das áreas mineradas, geometria de taludes, transporte de peças em áreas remotas e de difícil acesso, diminuindo os riscos e maximizando a segurança das mineradoras e seus colaboradores.
- Caminhão para mineração: Na Exponor 2019, a empresa CAT, expôs o caminhão 794 AC, com capacidade de carga 320 toneladas. Entretanto, a empresa já possui 2 modelos mais recentes: 796AC e 798 AC, esse último, com acionamento elétrico com poder de transporte de 410 toneladas, tornando-se um dos maiores caminhões elétricos do mundo, otimizando ainda mais os custos por tonelada transportada.
- Robôs para mineração: algumas empresas apresentaram soluções robóticas para as operações de mineração, quanto de transporte automatizado e semi-automatizado de peças e componentes, facilitando muito os processos de manutenção e armazenamento nas mineradoras.
Como empresas brasileiras podem expor na Exponor?
A maneira mais fácil e com menor custo de participar da Exponor é buscar fazer parte do programa Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado da aliança entre ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O BMS visa a promoção da internacionalização de fabricantes brasileiros máquinas e equipamentos, bem como o reconhecimento da marca “Made In Brazil” em nível mundial. Participando do programa, os empresários absorvem o know-how das instituições na participação de feiras internacionais, e conseguem subsídio reduzindo os custos da presença no evento. A edição de 2019, foi dividia em pavilhões com os seguintes nomes: Cobre, Prata, Lítio, Iodo, Ouro, além de uma área externa de exposição. A delegação brasileira dividiu o pavilhão “Iodo” com as delegações de Finlândia e Austrália. Na Exponor 2019, o Brasil foi representado por mais de 15 fabricantes de máquinas e equipamentos.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.