Blog da UNQ

Exportação… Só se for agora!

Amigos leitores, hoje discutiremos um pouco sobre o tema exportação. No último mês, tenho recebido muitas ligações de empresas dizendo que querem começar a exportar, pois com o aumento do dólar, este é o momento certo. Dizem ainda, que não podem perder tempo e precisam começar já. Este é o pensamento natural de todo empresário que, com a concorrência acirrada de mercado, busca aumentar sua lucratividade. A exportação, com certeza, é uma ótima ferramenta para se maximizar resultados nas empresas. Afinal, o mercado pode se ampliar exponencialmente quando começamos a vender internacionalmente. O que muitas vezes esquecemos é que, hoje, a valorização do dólar, certamente propicia um bom momento para executar os projetos de exportação, mas para se obter sucesso nas exportações é preciso realizar previamente um bom planejamento.

Planejamento de Exportação
Estatísticas demonstram que, em média, empresas precisam de pelo menos um ano para desenvolver um bom planejamento de exportação. Isto significa que as empresas que buscam hoje executar suas exportações, já deveriam ter começado a desenvolver um projeto no início de 2014. Se analisarmos o dólar no início de 2014, ele estava cotado em média a 2,39 – um patamar para muitos não atrativo para exportação. Entretanto, o que devemos entender é que para se executar uma boa estratégia, é preciso ter visão de futuro, é preciso entender que um bom programa de exportação deve ser feito de forma contínua e não somente quando o câmbio estiver favorável, é preciso buscar competitividade e diferenciação sempre e não em situações econômicas específicas. Imaginem se um empreendedor optasse por abrir uma empresa no Brasil somente se os impostos fossem reduzidos, se os juros diminuíssem ou se os encargos trabalhistas fossem minimizados? Penso que não teríamos empresas privadas no país.

Como iniciar um programa de exportação?
O primeiro passo para se iniciar um programa sólido de exportação, é buscar o suporte de empresas especializadas em comércio exterior. Estas poderão auxiliar os empresários a desenvolver o planejamento e a execução das principais etapas do projeto, tais como, diagnóstico inicial, desenvolvimento do material de divulgação em diferentes idiomas e adequados à cultura do país alvo, análise de legislação para adaptação do produto para exportação, pesquisa de compradores internacionais, segmentação de mercado internacional, formação de preço de exportação, análise de barreiras no exterior, gestão de comercial, etc.

Incentivos diretos e indiretos
As empresas exportadoras brasileiras são vistas com bons olhos pelo nosso governo pois divulgam a marca “Brasil” no exterior e auxiliam no desenvolvimento do país gerando emprego e renda. Desta forma, incentivos diretos e indiretos são concedidos aos exportadores brasileiros. Os incentivos diretos ocorrem através de isenção de alguns impostos, linhas de financiamento exclusivas para exportação, subsídios para participação em feiras internacionais e missões empresariais no exterior. Os incentivos indiretos são fornecidos através de capacitação subsidiada por órgãos como Sebrae e APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a disponibilização de relatórios estatísticos sobre os mercados internacionais.

Comece agora mesmo a planejar suas exportações.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!