Feira Metal Mineração: abertura potencializa importadores e exportadores no evento
Feira Metal Mineração: abertura potencializa importadores e exportadores no evento
Em Criciúma aproximadamente 85% da média de produtos exportados neste ano, estão relacionados com o setor metalmecânico. O setor é uma das referências da economia regional e garante as necessidades da população, quanto a utensílios, ferramentas e materiais de construção. Também beneficia a indústria com peças e maquinários. Todas as potencialidades do ramo estão evidenciadas até esta sexta-feira no Centro de Eventos de Criciúma, na Feira Metal Mineração.
De acordo com os dados dos sindicatos patronais metalmecânicos o comércio exterior é determinante para atingir outros mercados. Os países de destino para os quais Criciúma mais exporta produtos do setor metalmecânico são a Alemanha (com 15,4%), Estados Unidos (13%), Argentina (9,6%) e Bolívia (7%). De março a abril de 2016 as exportações do setor cresceram cerca de 32%, em Criciúma. “A Feira Metal Mineração é muito interessante para a região, uma vez que o setor é um dos pilares da economia”, encerra Marcelo Raupp, diretor da UNQ Import Export.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.