Gestão de comércio exterior e relações internacionais na operação Carne Fraca
Por: Renato Barata Gomes, especialista em negócios internacionais, sócio-diretor da UNQ Import Export. renato.barata@unq.com.br.
A operação Carne Fraca, denunciada na semana passada pela Polícia Federal, trouxe à tona problemas sérios referentes à qualidade da carne produzida no Brasil. A operação também investiga corrupção entre empesas e fiscais do Ministério da Agricultura. A divulgação do escândalo teve repercussão interacional gerando embargos de países compradores de carnes brasileiras. O caso tem demandado um esforço nacional com o objetivo de reverter a imagem negativa do Brasil no exterior, tanto das empresas envolvidas com comércio exterior, quanto do governo federal e Itamaraty nas relações internacionais.
Brasil negocia com países que suspenderam a importação de carnes brasileiras
No âmbito do comércio internacional, compradores de Estados Unidos, Coréia do Sul, Vietnã, Arábia Saudita, intensificaram a inspeção dos produtos brasileiros. Já no âmbito das relações internacionais, na semana passada, os principais países compradores de carnes brasileiras suspenderam as importações de frigoríficos no país. Dentre eles, Argélia, Bahamas, Catar, Chile, China, Egito, Hong Kong (região administrativa especial da China), Jamaica, México, Panamá, Trinidad Tobago. Após negociações intensas e o envolvimento do próprio presidente Temer, China, Chile e Egito, durante esta semana, retiraram a suspensão geral das importações de carnes, mantendo o veto somente aos 21 frigoríficos investigados na operação.
As exportações de carne brasileira caíram 19% desde o início da operação Carne Fraca
As exportações de carne brasileira tiveram uma redução na sua média diária na ordem de 19% na quarta semana de março, comparada ao acumulado do mês. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgou que a média diária de exportação de carnes era de US$ 62 milhões, até a terceira semana de março. Este montante caiu para US$ 50 milhões na última semana.
Principais compradores de carnes brasileiras em 2016