Blog da UNQ

Globalização na Educação

O atraso na educação Brasileira

Este é um tema muito importante importante para o nosso país. Acaba ser divulgado pela UNESCO que o Brasil só conseguiu atingir 2 das 6 metas estabelecidas no ano 2000 no “Marco de Ação de Dakar, Educação Para Todos (EPT): Cumprindo nossos Compromissos Coletivos”. Os objetivos alcançados pelo Brasil foram o alcance da educação primária universal e o alcance da paridade e a igualdade de gênero, isto é uma proporção parecida de homens e mulheres na escola. As metas não cumpridas foram: educação e cuidados na primeira infância, habilidades para jovens e adultos, alfabetização de adultos e qualidade na educação.

Já pensaram em fazer cursos grátis em Harvard ou no MIT? Esta oportunidade já está disponível para todos!

               Com o intuito de dar acessibilidade a conteúdo de qualidade a jovens e adultos, muitas universidades começaram a desenvolver o chamado MOOC, sigla que em inglês significa Massive Open Online Course, no português Curso Online Aberto e Massivo. São plataformas online que oferecem cursos de universidades mundialmente reconhecidas como Harvard, Stanford, MIT, entre outras. Alguns cursos já são oferecidos com legendas em português. Cito aqui três plataformas que vocês devem conhecer: Veduca, Coursera e edX. Alguns MOOCs fornecem certificados de participação, outros ainda não. Certamente é um conceito que está revolucionando a educação no mundo. Será que algum dia poderemos fazer uma faculdade ou um MBA em Harvard sem pagar nada? Enquanto isto não acontece, aproveitem a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos e enriquecerem seus currículos através dos cursos disponíveis nas mais diversas áreas de ensino.

Educação gera inovação…

                Não tenho dúvida em afirmar que a qualidade da educação e a pesquisa direcionada ao mercado são os maiores propulsores da inovação. Atualmente, inovação é um tema bastante em alta no Brasil, tanto na academia, quanto na indústria. Um dos indicadores que demonstra o nível de inovação em um país, é o número de registros de patentes. Utilizo este indicador para demonstrar um gráfico do relatório anual feito pela World Intellectual Property Organization, que compara o registro de patentes realizados nos 10 maiores escritórios de patentes de cada país no ano de 2013. Para aqueles que acham que a China só sabe copiar produtos, este índice mostra que eles vêm se preparando e investindo muito para se tornarem a maior potência mundial também no quesito inovação.

Imagem

 

Fonte: World Intellectual Property Organization

Inovação e as Startups

                Startups são empresas inovadoras de capital fechado que levantam recursos através de capital de risco. Você conhece a Snapchat, Dropbox, Airbnb, Flipkart, Spacex, Palantir, Uber, Xiaomi? Estas empresas estão avaliadas em mais de US$ 10 bilhões, exemplos de empresas inovadoras modernas que têm um grande impacto na economia de um país. Espero ter despertado em vocês a reflexão de que educação e inovação são elementos cruciais para o futuro do nosso país, e que o Brasil precisa investir pesado em programas que facilitem a integração dos projetos de pesquisa nas empresas com as universidades.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!