Governo do estado apresenta proposta sobre transporte de cargas no aeroporto de Jaguaruna
Governo do estado apresenta proposta sobre transporte de cargas no aeroporto de Jaguaruna
Em reunião que aconteceu nesta segunda-feira (1), em Brasília, o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) apresentou ao ministro interino da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Walder Moura, uma proposta de ampliação do aeroporto de Jaguaruna, no Sul do Estado, para que possa receber cargas.
Segundo estimativa do Governo do Estado, empresas Catarinenses gastaram cerca de R$ 6 bilhões em importações através de aeroportos de cargas em 2015. No entanto esse dinheiro não ficou em terras catarinenses devido à falta de um aeroporto de carga de grande porte. Portanto, a proposta de ampliação foi feita para resolver esse problema logístico.
A proposta do Governo para o aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, é ampliar a pista em largura e comprimento para que o aeroporto tenha condições de realizar o transporte de cargas. Atualmente a estrutura possui pista com 2,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura. Para trabalhar com transporte de cargas, a ampliação prevista é de 3,7mil metros de comprimento por 45 de largura. Segundo o Governador, pela localização geográfica o aeroporto poderá ser utilizado por empresas do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Essa intenção representa mais um diferencial econômico para Santa Catarina. “Para a UNQ, a proposta traduz o potencial das empresas catarinenses e a possibilidade de dar mais competitividade através de custos otimizados e logística apurada”, afirma Marcelo Raupp, diretor da UNQ Import Export.
No encontro Colombo também tratou dos encaminhamentos para incluir o aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, no pacote de leilões para concessão à iniciativa privada e de investimentos em aeroportos regionais, como o de Chapecó.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.