Blog da UNQ

Importação e Inovação no Setor Automotivo

Importação de carros por pessoa física…

                Para aqueles que têm interesse em adquirir um carro de maior valor agregado pagando um pouco menos do que o mercado brasileiro oferece, existe a possibilidade da importação direta de automóveis de luxo através de pessoa física, sem a necessidade de uma concessionária no Brasil. Obviamente, existem processos burocráticos, análises tributárias e cambiais que devem ser realizados previamente. Por isso, é importante que os interessados na importação de carros de alto, busquem a assessoria de empresas comerciais importadoras.

Mas vale a pena importar carro mesmo com a alta do dólar…

                É fato que o aumento do dólar tem um impacto direto na economia, e também que o custo dos produtos importados é diretamente proporcional a valorização da moeda estrangeira. Entretanto, também é fato que o Brasil importa diversas matérias-primas, e equipamentos e que o aumento do dólar também influencia os preços mesmo de empresas que não importam o produto acabado mas que dependem de matérias-primas importadas.

E por falar em carros…

                Com a crise do petróleo, a busca por energias renováveis, e a pressão por redução de emissão de CO2, muitas montadoras estão apostando no desenvolvimento de carros elétricos. O mais interessante é que não são somente as montadoras investindo neste mercado. Existem rumores que a Apple secretamente está trabalhando no desenvolvimento de um carro elétrico que será lançado até 2020.

A Google também não vai ficar fora desta…

                A Google já tornou público o desenvolvimento de seu veículo autônomo (self-driving car), isto é, um carro movido por GPS onde o motorista também torna-se um passageiro. Em 2012, Steve Mahan, deficiente visual, é o primeiro usuário do sistema adaptado em um Toyota dirigindo pelas ruas de sua cidade na Califórnia. No ano passado, a Google já realizou testes com pessoas comuns, utilizando o seu próprio protótipo. Vale muito a pena conhecer o projeto. Quando será que poderemos importar estes automóveis para o Brasil?

Google

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!