Importação e Inovação no Setor Automotivo
Importação de carros por pessoa física…
Para aqueles que têm interesse em adquirir um carro de maior valor agregado pagando um pouco menos do que o mercado brasileiro oferece, existe a possibilidade da importação direta de automóveis de luxo através de pessoa física, sem a necessidade de uma concessionária no Brasil. Obviamente, existem processos burocráticos, análises tributárias e cambiais que devem ser realizados previamente. Por isso, é importante que os interessados na importação de carros de alto, busquem a assessoria de empresas comerciais importadoras.
Mas vale a pena importar carro mesmo com a alta do dólar…
É fato que o aumento do dólar tem um impacto direto na economia, e também que o custo dos produtos importados é diretamente proporcional a valorização da moeda estrangeira. Entretanto, também é fato que o Brasil importa diversas matérias-primas, e equipamentos e que o aumento do dólar também influencia os preços mesmo de empresas que não importam o produto acabado mas que dependem de matérias-primas importadas.
E por falar em carros…
Com a crise do petróleo, a busca por energias renováveis, e a pressão por redução de emissão de CO2, muitas montadoras estão apostando no desenvolvimento de carros elétricos. O mais interessante é que não são somente as montadoras investindo neste mercado. Existem rumores que a Apple secretamente está trabalhando no desenvolvimento de um carro elétrico que será lançado até 2020.
A Google também não vai ficar fora desta…
A Google já tornou público o desenvolvimento de seu veículo autônomo (self-driving car), isto é, um carro movido por GPS onde o motorista também torna-se um passageiro. Em 2012, Steve Mahan, deficiente visual, é o primeiro usuário do sistema adaptado em um Toyota dirigindo pelas ruas de sua cidade na Califórnia. No ano passado, a Google já realizou testes com pessoas comuns, utilizando o seu próprio protótipo. Vale muito a pena conhecer o projeto. Quando será que poderemos importar estes automóveis para o Brasil?
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.