Importação Estratégica
Importação Estratégica
Em períodos de instabilidade econômica e política, é fundamental que as empresas conheçam bem os obstáculos a serem enfrentados para que possam supera-los obtendo sucesso nas operações de comércio exterior. A importação deve ser tratada como uma atividade estratégica da empresa e não somente operacional. Todos os setores devem estar envolvidos no projeto de desenvolvimento de um programa de importação.
O setor de marketing deve analisar os requisitos dos produtos e pesquisar o mercado para que se possa comparar se o preço dos importados chegarão ao Brasil com a qualidade exigida pelo mercado e com custo competitivo.
O departamento de suprimentos e importação devem negociar as melhores condições comerciais e logísticas buscando realizar uma boa negociação internacional com o exportador.
A área financeira, deve planejar o fluxo de caixa para que haja disponibilidade financeira para cumprir com os pagamentos necessários na importação.
O setor de almoxarifado deverá estar alimentando constantemente a situação de estoque, garantindo que a compra de reposição de estoque seja feita no tempo certo, evitando o desabastecimento de produtos.
A diretoria deve dar todo o suporte ao programa de importação, evitando resistências internas e estimulando os profissionais para que a estratégia seja fortalecida nos momentos instáveis.
Trabalhando de forma integrada, as empresas conseguirão além de dar agilidade em seus processos de aquisição internacional, evitarão desperdícios de tempo, de recursos humanos e de recursos financeiros.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.