Blog da UNQ

Importação Estratégica

Importação Estratégica

                Em períodos de instabilidade econômica e política, é fundamental que as empresas conheçam bem os obstáculos a serem enfrentados para que possam supera-los obtendo sucesso nas operações de comércio exterior. A importação deve ser tratada como uma atividade estratégica da empresa e não somente operacional. Todos os setores devem estar envolvidos no projeto de desenvolvimento de um programa de importação.

O setor de marketing deve analisar os requisitos dos produtos e pesquisar o mercado para que se possa comparar se o preço dos importados chegarão ao Brasil com a qualidade exigida pelo mercado e com custo competitivo.

O departamento de suprimentos e importação devem negociar as melhores condições comerciais e logísticas buscando realizar uma boa negociação internacional com o exportador.

A área financeira, deve planejar o fluxo de caixa para que haja disponibilidade financeira para cumprir com os pagamentos necessários na importação.

O setor de almoxarifado deverá estar alimentando constantemente a situação de estoque, garantindo que a compra de reposição de estoque seja feita no tempo certo, evitando o desabastecimento de produtos.

A diretoria deve dar todo o suporte ao programa de importação, evitando resistências internas e estimulando os profissionais para que a estratégia seja fortalecida nos momentos instáveis.

Trabalhando de forma integrada, as empresas conseguirão além de dar agilidade em seus processos de aquisição internacional, evitarão desperdícios de tempo, de recursos humanos e de recursos financeiros.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!