Blog da UNQ

Importação Estratégica – O dólar não é a única variável a ser analisada

Os questionamentos sobre a viabilidade de importação, haja vista o aumento do dólar, são cada dia mais constantes. E isso é tão interessante e tão oportuno na situação econômica atual que sempre que possível vamos trazer novas respostas aos leitores.

É natural que o custo da importação aumente pela alta do dólar. Mas será que essa é a única variável que precisamos considerar no processo de importação? Claro que não. Outros tantos fatores são importantes. O aperfeiçoamento logístico, por exemplo, é fundamental. Encontrar mecanismos que otimizem os custos é um processo que demanda especialização.

Além disso, é importante estar atento as oportunidade do mercado global. Com a redução do preço do barril do petróleo e também da demanda de transportes internacionais, temos visto uma redução bastante significativa nos fretes marítimos entre os países. O transporte de um container de 20 pés vindos da China, por exemplo, atualmente pode ser contratado por USd450,00. No ano passado, tivemos picos de USD1800,00 com o mesmo itinerário e o mesmo tipo de container. Uma redução de 75%. Para produtos de valor agregado menor, por exemplo, esta diferença pode compensar a alta do dólar.

Claro que o estudo deve ser feito na particularidade de cada produto e cada negócio. O que não se pode fazer é generalizar o conceito de que a alta do dólar inviabiliza a importação. A empresa que tratar desta forma, com certeza, estará a um passo de perder espaço neste mercado tão competitivo.

E, pensando nisso, a ACIC e a UNQ Import Export prepararam o curso de Importação Estratégica para condicionar as empresas da região a quebrar paradigmas e aprofundarem o tema, buscando vantagens em cada detalhe do mundo dos negócios. A convite da ACIC, eu serei um dos instrutores do curso, que começa no dia 16 e as inscrições podem ser feitas através do email cursos@acicri.com.br. Para maiores informações, acesse o link http://www.acicri.com.br/noticia/curso-traz-informacoes-sobre-importacao-estrategica-4617.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!