Importação para Pequenos e Médios empreendedores: é possível?
Cada vez mais, pequenos e médios empreendedores têm sido atraídos para o universo da importação devido às inúmeras vantagens que são proporcionadas. Muitos ainda imaginam que apenas empresas de grande porte estão aptas aos negócios internacionais mas isso não é verdade.
Então, quais são as vantagens de investir em importação?
Tecnologia: Variedade de fornecedores disponíveis no mercado internacional que permite ao importador encontrar novos maquinários e tecnologias disponíveis no mercado interno que alavanquem a produtividade da empresa.
Produtos: Investir no desenvolvimento de novos produtos e matéria prima possibilita para a empresa uma diversificação de produtos chamando a atenção de novos clientes aprimorando os produtos já existentes tornando-os mais atrativos.
Redução de Custos: Possibilidade de encontrar fornecedores que consigam reduzir custos já que no mercado internacional o leque de opções é imenso.
Competitividade: A importação possibilita aos empreendedores disponibilizar produtos/serviços de boa qualidade a preço acessível, causando assim uma diferenciação no serviço/produto prestado impactando diretamente na decisão final do cliente.
Novos Mercados: O contato com comércio internacional é sempre intenso e abre muitas oportunidades para empresas que antes sequer imaginavam-se importando. A experiência internacional abre portas para mais clientes, fornecedores e muito aprendizado.
Mão de Obra qualificada: As chamadas tradings companies são empresas habilitadas a tratar de todo o processo de importação, desde a conferência de documentos, contato com despachantes, negociação de melhores preços/fretes, prospecção de fornecedores, estimativas de custos, até a entrega no cliente tornando-se assim uma boa opção para pequenos e médios empreendedores que precisam de uma assessoria especializada em negociação internacional.
E como importar pequenas quantidades?
O que muitos não sabem é que não é necessário preencher todo o espaço de um container para poder importar. Importando na modalidade LCL (Less Container Load), o importador/exportador pode dividir o espaço no container tornando a importação possível e reduzindo o custo.
A competitividade no mercado nacional tem exigido cada vez mais das empresas, oferecer produtos diferenciados, qualidade, inovação, manter-se lucrativo e atrativo no mercado não é algo fácil, mas sem dúvidas portanto a importação é um caminho para os empreendedores que buscam formas de obterem sucesso em seus negócios.
Parabéns pelo texto, bacana abordar essas ideias para o pequeno e médio empresario que está sempre em busca de se diferenciar.
Obrigado, Renan! Esse é o objetivo principal de O Mundo dos Negócios. Compartilhar informações para gerar oportunidades para as empresas. Abraços!