Blog da UNQ

Influências climáticas no transporte internacional

Os fenômenos climáticos podem ter uma forte influência no transporte internacional, seja na modalidade marítima ou aérea, ocasionando congestionamentos nos portos e aeroportos e consequentemente gerando atrasos e cancelamentos nas partidas e chegadas dos navios e aeronaves, ou ainda impossibilitando que uma conexão ou transbordo possa ser realizado devido ao fechamento de um porto ou aeroporto que estava previsto na rota.

E qual medida deve ser adotada nesses casos?

Nestes casos é apenas aguardar que as condições climáticas voltem a níveis seguros para a partida de um navio ou aeronave, porém isso traz algumas consequências no transporte internacional para quem estava aguardando o embarque ou chegada de suas mercadorias.

Nos casos em que o navio já se encontra atracado no porto ou nos casos que a aeronave já está em solo, a principal consequência será o atraso na partida e claro, na chega no seu destino, porém para os casos em trânsito que necessitavam fazer uma conexão, pode haver o cancelamento da escala no porto ou aeroporto que está enfrentando as forças da natureza naquele momento.

transporte internacional fenomenos climaticos unq o mundo dos negocios

Sendo assim, a mercadoria que estava aguardando para embarque, será realocada no próximo navio ou aeronave de conexão e nestes casos, pode haver uma espera um pouco maior, pois nem sempre os navios ou aeronaves que estão na rota, terão espaço disponível para escoar todas as cargas que acabaram sendo deixadas para trás.

E as cargas que teriam outro destino?

  • Para as cargas que tinham como destino o porto ou aeroporto afetado pelo mau tempo, serão descarregadas no próximo porto ou aeroporto da rota.
  • Quando a escala seguinte está próxima ainda do destino da carga, o normal é que seja dado como encerrado naquele porto ou aeroporto.
  • Se a distância da próxima escala é consideravelmente grande ou ainda esteja já em território internacional, a carga será descarregada e ficará aguardando uma próxima embarcação ou aeronave que atenda a mesma linha para que possa então redirecionar ela para seu destino contratado.

Recentemente mostramos “na prática” como as influências climáticas podem influenciar no transporte internacional e a importância do seguro nessas horas. Vale também a leitura!

 

O autor

CARLOS CASTRO

CARLOS CASTRO

Transportes Internacionais

Administrador de empresas (IFES, Brasil). Experiência de mais de 17 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento na área de agenciamento de cargas internacional (aéreo, marítimo, rodoviário e projetos). Experiência em desenvolvimento de parceiros no Brasil e no Exterior com viagens realizadas para Ásia, Europa e Estados Unidos. Manager business development na Ethima Logistics.

Faça um comentário!