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Infraestrutura Brasileira – Um Túnel no Final da Luz

O ministro da fazenda, Joaquim Levy, esteve essa semana em Nova York reunido com investidores para debater sobre o programa de concessões. Este plano pretende, entre outras coisas, estimular a vinda de recursos para melhorar a infraestrutura brasileira. E uma das ideias principais é abrir os portos para os investidores estrangeiros.

Emma Maerski_proa

Considerando a defasagem dos nossos Portos, é uma ótima notícia. Para se ter uma ideia, a média de permanência de um container em Porto brasileiro é de 12 dias. Em países como Estados Unidos e Alemanha, essa média é de 48 horas. Essa grande diferença gera maior custo para as empresas brasileiras e uma dificuldade maior no controle logístico, seja dos produtos importados ou do escoamento de produção através da exportação.

Claro que o problema não é apenas na infraestrutura. A burocracia encontrada aqui também é uma problemática. Entretanto, investindo em mais equipamentos nos Portos, aumentando a profundidade dos canais para receber navios maiores e melhorando os acessos rodoviários e ferroviários aos mesmos estamos dando um grande passo para melhorar a competitividade das empresas brasileiras diante deste mundo intensamente globalizado.

Por era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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