Blog da UNQ

INTERNACIONALIZAÇÃO DE STARTUPS: O PROGRAMA INOVATIVA BRASIL

Com as transformações que influenciaram a dinâmica do comercial internacional, principalmente pela cooperação de diversas econômicas em diferentes mercados, percebe-se que governos e empresas passam a desenvolver estratégias que priorizem os ganhos em competitividade, o acesso a mercados potenciais, assim como a minimização dos riscos envolvidos nas operações internacionais e novas formas de assegurar a estabilidade e permanência no mercado nacional e internacional.

Neste cenário, surgem também as Startups, caracterizando-se como um modelo de empresa embrionária em fase de construção de projetos, atrelada principalmente a pesquisa e ao desenvolvimento de novas ideias, necessitando de um processo rápido de aceleração para o modelo de negócio, bem como para a captação de recursos e conexão com o mercado.

A partir deste conceito, o programa InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), tem por objetivo estimular e capacitar empreendedores brasileiros no desenvolvimento de seus negócios envolvendo um mercado global.

O processo de aceleração perpassa por duas etapas.

O programa oferece acesso a conteúdos especializados a fim de capacitar os participantes nas competências necessárias para o desenvolvimento de um negócio inovador; atividades de mentoria com empreendedores de sucesso e executivos; possibilidade de apresentação do negócio para investidores e executivos de grandes empresas; e Integração com outros programas públicos e privados de fomento a startups.

O programa tem como foco negócios pré-operacionais e que já passaram pela fase de ideação (já possuem um protótipo/ mínimo produto viável em teste com clientes) e empresas estabelecidas (com registro CNPJ) com faturamento inferior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) no último ano contábil.

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o governo brasileiro fechou uma parceria com o Reino Unido para internacionalização de Empresas InovAtiva para aquele país. Financiado por um fundo de investimento britânico e executado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), o programa de internacionalização selecionou e capacitou 15 startups que passaram pelo InovAtiva Brasil.

Os empreendedores destas startups puderam conhecer as oportunidades de internacionalização de seus negócios para o Reino Unido e Europa, bem como tiveram oportunidade de participar de uma missão a Londres e Manchester, para conhecer o ecossistema de inovação britânico e apresentar seus negócios para investidores e empresas britânicas.

Maiores informações podem ser consultadas no Regulamento do Clico 2017-2 do Programa InovAtiva Brasil disponível no link: http://www.inovativabrasil.com.br/regulamento/

 

 

JULIO CESAR ZILLIMestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Organizador do Ebook Perspectivas Contemporâneas em Administração e Comércio Exterior. Coordenador e Editor da Revista que comporta os artigos do Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior e do Programa SICAD (Simulado Integrado de Conhecimentos de Administração). Na gestão empresarial do ramo cerâmico e agroindustrial, profissional com experiência em todas as áreas relacionadas ao comércio com destaque para os mercados da Europa, Ásia e África.

O autor

redação UNQ

redação UNQ

Faça um comentário!