Blog da UNQ

Juros tão altos por quê?

Especialistas vêm afirmando que a taxa básica de juros brasileira deve continuar aumentando, mesmo sendo a maior taxa real de todo o mundo. Mas por que juros tão altos? Basicamente, o objetivo é o controle da inflação e a tentativa de aproximá-la à meta estipulada. A estratégia de controle de inflação é baseada em dois aspectos como 1) o controle de demanda através de créditos mais caros e 2) a concorrência internacional através de um dólar mais competitivo.

campeao taxa juros iotti

Quando o governo aumento os juros, naturalmente, fica mais difícil conseguir dinheiro emprestado para consumir. Com isso, há uma redução nas compras e as empresas têm mais dificuldade de aumentar os preços de seus produtos, o que segura o aumento da inflação. O problema é que a inflação atual não é causada pelo excesso de demanda, de consumo. A inflação atual é gerada pelo aumento dos impostos e dos itens básicos como energia e esta estratégia busca reduzir uma demanda já em crise.

No outro lado, com o aumento de juros, busca-se estimular a vinda de investimentos estrangeiros, o que aumenta a disponibilidade de dólar no mercado brasileiro, reduzindo o valor da moeda americana. Com um dólar em um patamar menor, as importações são estimuladas e as empresas brasileiras concorrem com produtos internacionais, dificultando o aumento dos preços e assim controlando a inflação. Ou seja, com o aumento dos juros, o governo busca o controle da inflação reduzindo o poder de consumo e aumentando a concorrência internacional.

Traduzindo, o governo aumenta a sua arrecadação e promove o aumento de custos, porque não consegue gerir trilhões de impostos já existentes, e busca compensar em detrimento da condição produtiva e econômica das empresas do país. Para termos uma ideia, na Suécia, os juros atuais são negativos. É isso mesmo! Para estimular o consumo dos cidadãos e evitar uma deflação, o governo paga para que as pessoas e as empresas peguem dinheiro emprestado. Quanta ironia!

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!