É melhor comprar no Panamá ou na China?
Panamá, muito além de um canal…
Quando falamos do Panamá, certamente a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas, é o famoso Canal do Panamá, uma das obras de engenharia mais importantes do mundo. De fato, esta obra tem uma relevância muito grande em nível global, devido à complexidade da mesma no campo da Engenharia Civil, e o impacto desta construção para o comércio internacional.
A importância do Canal do Panamá para o comércio internacional
O Canal do Panamá tem uma grande importância para o comércio global. O Panamá é um país geograficamente estreito. O canal realizado no país, permite um atalho na navegação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Assim, encurta as rotas como a costa leste e oeste americana, permite a ligação entre o leste americano e os países latino americanos banhados pelo pacífico, evita as navegações pelos mares ao sul da Argentina, e facilita a conexão da Ásia com alguns países banhados pelo Atlântico. O Canal do Panamá tornou este país um hub importante de distribuição internacional.
Panamá, paraíso fiscal e centro financeiro
Devido à localização estratégica do país e a movimentação comercial existente no Panamá, tornou sua capital, a cidade do Panamá, um centro de alto índice de investimento e um centro comercial para uma diversidade de empresas internacionais, no que tange o comércio e os serviços financeiros. O país é considerado um paraíso fiscal, aplicando baixos impostos na importação de produtos com o objetivo de distribuir produtos importados com preços competitivos, além de blindar os recursos que são investidos no país. Neste sentido, é nítido o grau de desenvolvimento e investimento na Cidade do Panamá, em termos de infraestrutura, turismo e incentivos para que um número cada vez maior de estrangeiros fixe residência neste país.
A Zona Franca de Colón como fonte de compras de produtos baratos
Ainda no intuito de promover o desenvolvimento e a força comercial do país, o governo panamenho criou a Zona Franca do Colón, um bairro comercial formado por centenas de distribuidores que podem se instalar neste local, com benefício de redução de impostos, desde que os produtos sejam comercializados principalmente para exportação. Desta forma, diversas empresas com capital estrangeiro se instalaram na Zona Franca tornando-se distribuidores internacionais, principalmente para a América Latina e Estados Unidos. O modelo de negócios principal do Panamá é a importação de produtos de diversas partes do mundo, a estocagem destes produtos na Zona Franca, e posteriormente a exportação destes produtos.
Afinal: É melhor comprar no Panamá ou na China?
Muitas empresas se questionam se não seria melhor comprar produtos mais competitivos do Panamá ao invés de comprar da China. A forma de se realizar negócio na China é bem distinta do que no Panamá. Por isso, é importante entender bem o perfil da sua empresa, antes de identificar se é melhor compra do Panamá ou da China. Para ilustrar melhor algumas diferenças, coloco o quadro abaixo com as principais diferenças na compra destes 2 países:
Comprar na China | Comprar no Panamá |
O idioma comercial é o inglês principalmente. | O idioma comercial é o espanhol. |
Pedidos realizados com poucos itens e muita quantidade por item. | Pedidos podem ser realizados com quantidades menores e com mais variedade. |
Tempo de deslocamento em uma viagem é mais longo. Viagens tendem a durar aproximadamente 10 dias. | Possível realizar uma viagem curta de compra no país. Disponibilidade de voos diretos com duração de 7 horas. É possível fazer uma viagem com 3 dias de duração. |
Produtos são fabricados após o pedido. Tempo de produção mais longo. | Produtos em estoque, disponibilidade para embarque mais curta. |
Processo de importação mais simples. | Processo de importação mais complexo pela variedade maior de itens por pedido. |
Pedidos negociados em dólar. | Pedidos negociados em dólar. |
Preços mais baratos do que o Panamá. | Preços mais altos do que os da China. |
Interessante para quem já conhece os produtos que possuem maior giro. | Interessante para quem quer testar a introdução de novos produtos. |
Conhecer bem o seu perfil de negócio, o tipo de produto a ser comercializado e as quantidades são essenciais para que as empresas possam escolher o país de onde irão realizar suas importações. De qualquer forma, o Panamá é ainda um país pouco conhecido pelas empresas brasileiras e que pode ser melhor explorada em suas estratégias de negócio.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.
Muito boa esta matéria.
Não tinha a menor ideia desse mercado.
Obrigado Bruno!!