Blog da UNQ

Mito ou Verdade: Existe um percentual fixo para calcular custos de importação

 

O Comércio Exterior é uma área ampla e com muitas particularidades que nem todo o profissional atuante neste segmento tem expertise para lidar. Por isso, muitos são os casos de insucesso contados sobre importação e exportações. Com o intuito de esclarecer as dúvidas mais comuns dos empresários e empreendedores, preparamos uma série especial: “Mitos e Verdades sobre Comércio Exterior”. Confira o terceiro:

mito

É comum recebermos solicitações de clientes que encontraram um produto fora do Brasil e querem saber “quanto sairia para importar” como se houvesse uma taxa única para todos os processos de importação. Mas a realidade é que não há um padrão para este cálculo pois são muitos os índices utilizados na conta. Tipo de produto, volume, quantidade, tipo de frete, porto de origem e de destino, licenças especiais e regime tributário do importador são apenas alguns aspectos, entre tantos outros, a serem considerados para se chegar a um resultado preciso.

Uma rápida busca na internet pode encontrar planilhas prontas que prometem calcular os custos de importação de forma simplificada. E alertamos para se ter muita cautela com este tipo de ferramenta. Preencher as lacunas pode até parecer tarefa simples, porém o trabalho real está em ter conhecimento e experiência para encontrar os dados corretos que serão inseridos.

Se você tem intenção de fazer um processo internacional, entre em contato com a UNQ e conte com a nossa expertise para auxiliar a sua empresa a conquistar o comércio exterior.

O autor

UNQ

UNQ Import Export

UNQ Import Export

Faça um comentário!

Comentários