Mito ou verdade: o superávit comercial é sempre um resultado favorável?
Mito. Embora o resultado positivo da balança comercial seja sempre tratado com empolgação pelo Governo e pela a mídia em geral, nem sempre é digno de comemoração. Claro que o saldo é interessante para a economia. Entretanto, outros fatores são importantes para uma conclusão a respeito do superávit comercial.
Para iniciar a análise, é preciso entender que o superávit comercial acontece quando os valores recebidos das exportações são maiores que os enviados para pagamentos de importações. Ou seja, a balança comercial positiva reflete o saldo das operações de entrada e saída de capital.
Saldo positivo é sinal de aumento de exportação?
Nem sempre, no entanto, o saldo positivo é consequência de um aumento de exportação. Muitas vezes, como vimos com bastante frequência no ano passado, a exportação supera a importação apenas pelo decréscimo desta. Ou seja, pela retração da economia, dificuldade de vender seus produtos no mercado interno e uma consequente redução de compras internacionais, o saldo fica positivo. Neste caso, o superávit não é um resultado favorável como um todo, já que é consequência de uma economia retraída, com menos negócios.
Por isso, sempre que o superávit for anunciado, é interessante uma análise completa dos números, balizando-o com outros anos ou períodos similares. Este comparativo permitirá entender o resultado do comércio exterior em geral como reflexo da salubridade da economia. Ou seja, uma forma diferente de balancear o resultado.