Não se compra confiança na internet
Outro dia, recebi uma ligação com uma dúvida de um importador sobre os custos de uma impressora que ele tinha importado e estava no porto aguardando os pagamentos para a nacionalização. Segundo ele, o irmão tinha feito uma importação igual, mas ele queria saber detalhes do que estava sendo cobrado dele.
Solicitei então que ele me enviasse a previsão dos custos, informados pela empresa que estava o ajudando no processo. Com a análise feita, dentre outras coisas, questionei sobre o valor de R$20.000,00 para pagamento de demurrage (uma taxa extra de utilização do container além do tempo permitido depois da chegada no Porto).
Por ser, então, uma taxa que começa a ser gerada depois de algum tempo da chegada, minha primeira pergunta foi quanto tempo o container já havia chegado, por ter gerado um valor tão grande de demurrage. Para minha surpresa, o navio não tinha atracado no porto ainda. Ou seja, a empresa que estava assessorando se utilizava da falta de conhecimento para tirar vantagem nos valores. E este é apenas um exemplo de tantos que vemos por aí.
Por isso, quando se pretende atuar no cómercio exterior, a garantia profissional, o conhecimento nas atividades, bem como, a confiança pessoal são fundamentais para o sucesso no negócio. Prostituir a busca de assessoria com o melhor preço pode ser muito mais caro do que uma falsa pechincha. Um dos mestres que tive na vida, José Celso Barbosa, sempre me disse que “o conhecimento a gente compra na internet. A confiança nas pessoas, não.”
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.