Blog da UNQ

Negócios na Coréia do Sul

Na semana passada, estive na Coréia do Sul, um país cheio de marcas históricas e que se orgulha muito da capacidade das pessoas. Tem uma história de guerras marcantes e perdas significativas com Japão, China, Mongólia e com a divisão do país depois da segunda guerra mundial. E todas essas perdas foram compensadas com a capacidade dos Coreanos de trabalho e desenvolvimento. Muito conceituada em tecnologia, é caracterizada pela alta qualidade dos seus produtos e, por toda esse aspecto pessoal dos sul-coreanos, as oportunidades são inúmeras no país.

Coreia

As Diferenças Culturais

Para fazermos bons negócios, é importante claro entender as diferenças culturais, além das jurídicas e administrativas. A parte cultural é sempre curiosa e, por lá, alguns cuidados são importantes para oportunizar bons resultados.

Comida apimentada: É natural que os encontros de negócios sejam envolvidos com refeições entre as visitas de fábrica, desenvolvimentos de produtos e negociações específicas. É um momento de aproximação entre as partes e, por isso, é importante entender o que pode ser servido e estar preparado para isso. O Coreano tem o hábito da pimenta como tempero e mesmo as comidas pedidas sem pimenta podem ser apimentadas para os brasileiros.

Contato com pessoas: Os Coreanos não têm a mesma liberdade que os brasileiros têm no contato com as pessoas de diferentes gêneros. Mesmo os casais não têm a liberdade de beijos em público e o contato é bem restrito. Por outro lado, é natural ver pessoas do mesmo gênero de mãos dadas, abraçadas, dividindo o café ou elogiando um ao outro. Não é questão de homossexualidade, mas sim de aproximação. Portanto, é importante entender e não ficar constrangido com esta tendência. Certamente, é um ponto positivo.

Consumo de álcool: O Soju, bebida típica proveniente do arroz com 17% de grau alcoólico, é tradicionalmente consumido em Happy Hours diários. Entre copos de cerveja e soju (às vezes, misturados no mesmo copo), os encontros podem promover uma quantidade excessiva de consumo, o que deve ser feito com cautela para não gerar constrangimentos.

Decote proibido: Para as mulheres nos negócios, é importante atentar para este aspecto. É normal vermos as Coreanas com saias e shorts curtos. No entanto, os decotes são moralmente proibidos e as camisas cobrem quase até o pescoço. É importante ficar atenta neste detalhe para evitar dificuldades no desenvolvimento dos negócios.

Resultados de uma Oportunidade bem Aproveitada

Claro que outras diferenças são também muito significativas e, em muitos casos, tão importantes quanto essas questões culturais citadas. O importante é estar atento às oportunidades e, através de um trabalho bem feito, conquistar os resultados de sucesso para o negócio. A UNQ Import Export pode fazer o diferencial neste processo de encontrar as melhores soluções no comércio exterior com o conhecimento necessário para auferir os melhores resultados. Mais do que nunca, hoje, as vantagens competitivas estão nos detalhes.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

MarceloRaupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!