Blog da UNQ

O Anúncio de Melhorias na Infraestrutura

O programa de concessões lançado pelo governo e que gerou o cenário positivo de ontem no mercado traz, logicamente, algumas preocupações quando analisado nos detalhes, como já vimos aqui. Mas, da essência, podemos tirar aspectos positivos e melhorias que podem beneficiar a economia regional.

Dos quase 200 bilhões de investimentos previstos pelo governo para os próximos anos, divididos para rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, uma pequena parte já tem Santa Catarina como destino. O aeroporto de Florianópolis, por exemplo, deve receber 1,1 Bilhão para ampliação de pátios de aeronaves, pistas e terminais de passageiros, o que deve aumentar o fluxo de cargas e pessoas na região. No âmbito marítimo, o Porto de São Francisco do Sul deve receber em 2016 investimentos para melhorias nos terminais para contêineres, o que amplia as opções no mercado e favorece na qualidade do serviço e na flexibilização dos preços cobrados pelos terminais atuais. Os investimentos em rodovias também devem  acontecer em etapas por aqui e assim melhorar o fluxo de cargas e pessoas, dentre outras ações.

Os investimentos em infraestrutura são fundamentais para retomar o crescimento da economia no país e dar mais qualidade de vida aos cidadãos. Mesmo que a médio e longo prazo, as empresas precisam de expectativas de crescimento para melhor se posicionarem no mercado global. Claro que, no Brasil, sabemos que os anúncios das intenções acabam sendo bem diferentes na prática. Agora, se tudo fluir como anunciado pelo governo, a expectativa é de resultados promissores.

Há muitos anos, meu primeiro chefe dizia que o ovo da galinha é o mais consumido e o mais popular nos mercados pelo barulho que a galinha faz quando o coloca. Afinal, não vemos com tanta frequência ovos de outras aves mais silenciosas à disposição por aí. O que esperamos desse barulho federal com o anúncio do programa de concessões é que pelo menos um grande omelete seja servido e satisfaça de fato todos os cidadãos brasileiros.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!