O Câmbio e Possibilidades de Exportação para a China
Já estamos em São Paulo depois de uma longa viagem da China. Foram aproximadamente 21 horas de vôo até aqui e o fuso horário ainda tem confundido um pouco. Eu diria que ainda estou um pouco “con fuso”.
Com a previsão de uma taxa média do dólar em torno dos R$3,00 para o ano, exportar para a China pode ser uma alternativa interessante. São 2,3 bilhões de consumidores potenciais e encontrar um produto interessante para atender esta demanda pode ser um desafio recompensador. Para termos uma ideia, em 2014, os chineses compraram 420 milhões de smartphones, é como se praticamente todos os Brasileiros tivessem comprado 2 cada um. Uma ideia interessante é entrar com produtos de alimentos, onde a China não é tradicional produtor e ainda não tem a cultura bem desenvolvida. Como os cafés especiais, por exemplo. O pioneirismo poderia produzir grandes frutos com o crescimento do interesse por este tipo de consumo.
E por falar em dólar, ontem, tivemos a segunda queda seguida e a taxa fechou em R$3,12, seguindo a tendência mundial de desvalorização da moeda americana. O anúncio do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, sobre o cumprimento dos contratos cambiais que estão vencendo, também tiveram efeito positivo no mercado.
O Banco Central também anunciou no final do dia que interromperá as intervenções diárias no mercado cambial em 31 de março, o que levará a moeda brasileira ao seu real valor. Com essa redução de oferta de dólar no mercado, é possível que em Abril a moeda americana volte a subir. As ações do Governo, como o ajuste fiscal, para manter a credibilidade no exterior, serão fundamentais para um equilíbrio neste sentido.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.