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O MUNDO DOS NEGÓCIOS

Coluna desta quarta-feira (04) na editoria de Economia sobre a importância do Inglês no mundo dos negócios com o sócio-diretor da UNQ, Renato Barata Gomes.

O MUNDO DOS NEGÓCIOS

coluna renato 04.05.16

Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo tem fluência na língua inglesa 
É fato que já vivemos em um mundo globalizado onde o intercâmbio internacional de pessoas e mercadorias é cada vez maior. As tendências de futuro também reforçam o crescimento da globalização e da integração entre os povos. Desta forma, a relação interpessoal e a comunicação passam a ser elementos de sustentação à internacionalização. Hoje apresentamos 3 dicas de como criar atalhos no aprendizado de um segundo idioma, transformando-o em um ativo na carreira profissional.
Dica 1: Mais vale ter fluência em um idioma, do que ter o nível básico em vários

Existem diversos idiomas que são bem difundidos internacionalmente, tais como espanhol, francês, italiano e alemão. Outros, como o Mandarim e o Russo, surgem como emergentes. Entretanto, um deles ainda é, de longe, o idioma mais importante nas relações internacionais. Estamos falando do inglês. Através do inglês, é possível ir à Espanha, França, Itália, Alemanha, China e Rússia, e conseguir sobreviver. Entretanto, se uma pessoa domina o mandarim, mas não o inglês, certamente terá dificuldades em realizar uma viagem de negócios à Europa. De qualquer forma, o mais importante é selecionar um idioma e estudá-lo até atingir a fluência. Dominar um idioma ajudará no aprendizado de novas línguas estrangeiras.

Dica 2: É possível aprender inglês sem gastar muito
Atualmente existem diversas formas de aprender inglês. Conhecendo bem o perfil de aprendizagem, facilita a escolha do tipo de curso mais adequado ao estilo de cada um. Cursos online, rever filmes conhecidos no idioma original com legenda em inglês, buscar canais no Youtube especializados no ensino de idiomas, buscar escolas tradicionais ou professores particulares são algumas opções disponíveis atualmente para o aprendizado.

Dica 3: Intercâmbio cultural, se possível faça um
Muitas passam anos pagando cursos de inglês, mas reclamam não ter feito intercâmbio por ser muito caro. O inglês não é um idioma difícil de se aprender se comparado a outros. Além disso, é uma língua estrangeira que nós brasileiros já estamos expostos desde pequenos. Um intercâmbio de 6 meses já é suficiente para que uma pessoa com nível básico de inglês atinja um nível avançado. Se colocarmos na ponta do lápis, o custo de 6 meses no exterior é provavelmente menos custoso do que o tempo necessário para aprender o inglês no Brasil. Além disso, o intercâmbio cultural possibilita muito mais do que a proficiência em um idioma estrangeiro, ele oportuniza experiências incríveis de vida, amadurecimento e crescimento, tanto profissionalmente, mas mais importante ainda, pessoalmente.

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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