O Mundo dos Negócios 3.0
Ufa! É hora de passar a régua em mais um ano e recapitular os acontecimentos na crítica do bom e do ruim. Afinal, foi um ano com desafios além da conta. Um período com temperos de incertezas no início, aromas de dificuldades durante todo tempo e sabores de perspectivas no fim. Afinal, começamos com uma insegurança econômica e política acima da média. Uma incerteza de demanda e um excesso de cautela que nos limitou a investir, correr riscos maiores. Mas terminamos com uma expectativa intensa de mudanças, um otimismo que estimula o desenvolvimento de novos e maiores negócios.
Aqui, em O Mundo dos Negócios, sempre trabalhamos para proporcionar soluções que superassem qualquer medo. Fornecessem informações que permitissem encontrar novos caminhos e motivassem o crescimento de negócios através das oportunidades no mundo. Os parceiros creditaram na seriedade e no profissionalismo a confiança de participar deste projeto que só visa o bem. Os leitores nos agraciaram com feedbacks muito positivos vindos de todo o país e nos forneceram críticas construtivas que nos fizeram melhorar.
Por isso, para o próximo ano, voltaremos com planos mais ousados, já que esta estrutura de parceiros e leitores nos permitem dar um passo a mais. Manteremos o objetivo principal de informar e gerar ideias, claro, mas agregaremos em alcance, em diversidade e em amplitude. O Mundo dos Negócios é bem maior do que imaginamos. E esta descoberta é ainda melhor juntos.
Por ora, curtamos esta edição com uma boa leitura.
See you next year!
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.