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O que mudou no comércio internacional nas últimas décadas?

                Li uma matéria muito interessante sobre as mudanças que ocorreram nos processos de negócios nos últimos anos. Este tema me fez refletir sobre como o comércio internacional mudou nos últimos 20 anos. Gostaria de citar alguns pontos que, para mim, impactaram de forma brusca as metodologias no mundo dos negócios.

As inovações em telecomunicação…

Na minha segunda experiência internacional, em 1995, realizei um intercâmbio de 6 meses nos Estados Unidos. Naquela época, a comunicação com familiares e amigos era feita através de cartas enviadas pelo correio. Lembro-me que combinava com meus pais 1 ligação telefônica por semana, devido ao alto custo das chamadas telefônicas internacionais. A chamada era realizada aos domingos, pois havia uma promoção nas ligações internacionais que eram intermediadas na época por uma única empresa, a Embratel. Lembro-me poucos dias antes de concluir o intercâmbio e regressar ao Brasil, de ver minha “irmã americana”, no computador, me mostrando uma nova tecnologia onde ela conseguia, através do PC, conversar com jovens de outros estados nos Estados Unidos. Era o início da internet, e ela começara a usar o MIRC, um dos primeiros softwares de chat utilizados após o surgimento da internet. Atualmente, o contato é diário, instantâneo, móvel, multimídia e muitas vezes gratuito. No mundo corporativo, videoconferências, e-mail, e até mesmo o “whatsapp”, facilitam e resolução das pendências pontuais do dia-a-dia.

Mirc

O Comércio Eletrônico…

O comércio eletrônico é outro aspecto que me chama muito a atenção. Portais B2C (Business to Customer), tais como AliExpress, exportam uma infinidade de produtos a todos os cantos do globo mudando revolucionando o modelo de negócios no varejo. Portais B2B (Business to Business), também seguem na mesma direção conectando importadores e exportadores que realizam comércio internacional no atacado.

A Tecnologia de Informação…

Softwares de Gestão hoje integram todos os setores da empresa, gerando relatórios rápidos, completos e dinâmicos em um clique do mouse, dando suporte nas tomadas de decisão estratégicas e nas análises de viabilidade econômica de novos projetos internacionais.

O acesso à informação…

A facilidade da obtenção de informações hoje, faz com que a pesquisa de novos fornecedores ou clientes localizados no exterior seja mais fácil e menos arriscada. Há 20 anos, para conhecermos um fornecedor internacional, precisávamos fazer uma viagem internacional e investir em visitas a feiras internacionais. Hoje, podemos fazer uma boa seleção prévia antes de realizar tais investimentos, o que reduz os custos iniciais e dar mais agilidade na introdução de novos projetos de importação ou exportação. Além disso, podemos estudar e aprender mais sobre novas culturas antes de realizarmos missões de negócios internacionais, garantindo maior harmonia nas negociações internacionais entre países diferentes.

Foco global em inovação e sustentabilidade global…

Percebemos hoje maior conectividade entre os governantes em estabelecer tendências globais de inovação e sustentabilidade. Isto faz com que os países unam cada vez mais esforços para alavancarem, de forma conjunta, inovações que contribuam para o desenvolvimento mundial, sem perder o foco na sustentabilidade e na preservação dos recursos naturais, buscando deixar para as novas gerações, um planeta melhor do que o vivemos hoje.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

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