Oportunidades de negócios entre Brasil e Canadá
Por: Renato Barata Gomes, sócio-diretor da UNQ Import Export – renato.barata@gmail.com
O Mercosul e o Canadá buscam constantemente formas de aproximação comercial e diplomática. Em abril, representantes de ambas as partes estiveram reunidos na Argentina com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre tarifas, serviços, barreiras atuais ao comércio, investimentos, normas trabalhistas e ambientais. A intenção é intensificar estudos para a elaboração de um possível acordo de livre-comércio entre o Mercosul e o Canadá. A coluna de hoje traz benefícios ao Brasil como consequência destas iniciativas de aproximação:
Desoneração de impostos pode auxiliar no desenvolvimento do Brasil: Em um momento econômico de crise, onde o Brasil ainda precisa investir muito em projetos de infraestrutura, o país depende da importação de produtos internacionais, que muitas vezes não são produzidos na indústria nacional. A burocracia e a alta carga de impostos na importação destes insumos acabam onerando as obras de infraestrutura no Brasil. A desoneração de impostos em um acordo multilateral permitiria que empresas de engenharia canadenses pudessem exportar produtos e serviços com menor custo ao importador brasileiro, assim como empresas brasileiras tornar-se-iam mais competitivas ao exportar seus produtos ao Canadá.
Intercâmbio comercial e de investimentos em inovação: o Canadá tem investido fortemente em inovação. A província de Ontario, responsável por 37% do PIB canadense, já conta com mais de 430 mil profissionais atuando diretamente na promoção da inovação. Em março, o governo, em conjunto com mais de 30 empresas de diversos setores investiram US$ 130 milhões na fundação do Vector Institute. Esta organização tem como um dos focos principais, o investimento em tecnologias de Inteligência Artificial. Dentre as oportunidades para os brasileiros, destacam-se possibilidades de investimentos e de exportação para startups brasileiras nas áreas de software e tecnologias relacionadas à indústria 4.0.
Inovação, empreendedorismo e educação: o advogado Paulo Salvador, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, tem como objetivo em sua gestão, estimular ações de empreendedorismo, educação, tecnologia e inovação (focando especialmente em startups) que permitam a ampliação de negócios entre os dois países.
Rede de comissários de comércio do Canadá auxiliam empresas brasileiras: o Canadá possui escritórios de suporte comercial em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife tendo como objetivo dar suporte a empresas brasileiras que querem importar produtos canadenses ou exportar produtos brasileiros ao país.
Facilitação do turismo e negócios através da autorização eletrônica de viagem (eTA): o eTA é uma forma de desburocratizar as viagens de negócios e de turismo ao Canadá. O processo de solicitação é simples e de menor custo que o visto convencional. Em alguns casos, o eTA elimina a necessidade de visto ao país. As condições para elegibilidade à eTA é ter um visto canadense emitido nos últimos dez anos ou possuir visto de não imigrante válido para os Estados Unidos, permanência no Canadá por curtos períodos (máximo 6 meses em cada viagem) e entrada exclusiva por via aérea.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.