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Os números para convencer a presidente

Ontem, falamos sobre os resultados da Balança Comercial apresentados na semana passada e que vieram aquém do esperado nas exportações, já que todas as expectativas estavam baseadas em um patamar mais alto da moeda americana.

Com relação às importações catarinenses, estas também reduziram se comparadas com o mesmo período do ano passado. Enquanto as exportações caíram em 10,98%, as importações reduziram 12,26%. No acumulado dos meses nos anos, as exportações reduziram 8,58% e as importações 5,15%. Ou seja, há praticamente um equilíbrio nas reduções das exportações e importações de 2014 para 2015, o que não altera a característica da balança comercial, a qual se mantém negativa.

Se nas exportações em SC não houve um aumento de valores, que era esperado pela alta do dólar, nas importações por aqui a redução esperada pelo mesmo motivo aconteceu em abril. Como o aumento considerável da moeda americana aconteceu em fevereiro, pelo tempo de negociação e trâmite logístico internacional, é normal que os resultados de redução nas importações aconteçam agora. De março para abril, as importações caíram 15,45%.

Um dado bem interessante é que, mesmo com esta redução apresentada, as importações de SC provenientes da China aumentaram quase 10%. Origens como Argentina, Estados Unidos, Chile, Alemanha e Índia compensaram com quedas significativas.

Com isso, abril fecha os quatro primeiros meses em SC com um saldo negativo na balança comercial em aproximadamente R$2 bilhões. Percebe-se, no estado e no país, uma redução tanto nas exportações como nas importações, ilustrando assim uma diminuição de negócios gerados, um momento de mais cautela nas empresas e uma economia com mais dificuldades do que a do ano passado. Informações que talvez mudem a visão da presidente sobre a atualidade.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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