Blog da UNQ

Os primeiros passos para começar a exportar

Com esta alta cambial e a falta de consumo no Brasil, todas as esperanças de retomada de crescimento da economia estão voltadas para a exportação. Para a empresa que não está no contexto, exportar pode parecer algo bem distante, mas, que se bem trabalhado, não é. O primeiro passo é procurar uma empresa especializada em negócios internacionais, seja ela privada ou fomentada pelo governo. A empresa fará os primeiros esclarecimentos e mostrará que exportar não é um bicho de sete cabeças.

O segundo passo é, juntamente com esta assessoria, encontrar os mercados no mundo que são potenciais consumidores do produto. Afinal, é difícil imaginar uma aceitação grande de biquínis na Antártida, por exemplo. Naturalmente, pela cultura, pela legislação, pelas condições administrativas e até climáticas, alguns países terão maiores condições de absorver o produto do que outros. E, logicamente, isso varia de caso a caso.

O terceiro passo é adaptar as ferramentas de apresentação do produto. Website, material promocional, embalagens e, algumas vezes, até a logo e a marca devem estar de acordo com a cultura local. Alguns países podem não aceitar bem cores, objetos e nomes que soam bem no Brasil. Um caso que exemplifica bem essa necessidade de adaptação é do carro Pajero, que em espanhol tem relação com o verbo “masturbar”. Com certeza, se fosse chamado assim nos países hispânicos, não teria qualquer apelo comercial e seria um fracasso de vendas.

Com estes passos tomados, de identificar o país e adequar o produto ao mesmo, o trabalho comercial segue a mesma lógica: buscar potenciais clientes através de feiras e eventos da área, aproveitando os incentivos que o governo tem disponibilizado. O tamanho da empresa não é desculpa para não exportar. A limitação está na profissionalização, na capacitação e na vontade de sair da zona de conforto. A poltrona do vovô é boa, mas nem sempre é o melhor lugar.

Para ouvir o comentário, acesse o link http://www.difusora910.com.br/player-podcast/podcasts/T3BpbmnjbyAtIE1hcmNlbG8gUmF1cHA=/599306c077bf57b7d2b8df69f0d1d095.mp3

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!