Os primeiros passos para começar a exportar
Com esta alta cambial e a falta de consumo no Brasil, todas as esperanças de retomada de crescimento da economia estão voltadas para a exportação. Para a empresa que não está no contexto, exportar pode parecer algo bem distante, mas, que se bem trabalhado, não é. O primeiro passo é procurar uma empresa especializada em negócios internacionais, seja ela privada ou fomentada pelo governo. A empresa fará os primeiros esclarecimentos e mostrará que exportar não é um bicho de sete cabeças.
O segundo passo é, juntamente com esta assessoria, encontrar os mercados no mundo que são potenciais consumidores do produto. Afinal, é difícil imaginar uma aceitação grande de biquínis na Antártida, por exemplo. Naturalmente, pela cultura, pela legislação, pelas condições administrativas e até climáticas, alguns países terão maiores condições de absorver o produto do que outros. E, logicamente, isso varia de caso a caso.
O terceiro passo é adaptar as ferramentas de apresentação do produto. Website, material promocional, embalagens e, algumas vezes, até a logo e a marca devem estar de acordo com a cultura local. Alguns países podem não aceitar bem cores, objetos e nomes que soam bem no Brasil. Um caso que exemplifica bem essa necessidade de adaptação é do carro Pajero, que em espanhol tem relação com o verbo “masturbar”. Com certeza, se fosse chamado assim nos países hispânicos, não teria qualquer apelo comercial e seria um fracasso de vendas.
Com estes passos tomados, de identificar o país e adequar o produto ao mesmo, o trabalho comercial segue a mesma lógica: buscar potenciais clientes através de feiras e eventos da área, aproveitando os incentivos que o governo tem disponibilizado. O tamanho da empresa não é desculpa para não exportar. A limitação está na profissionalização, na capacitação e na vontade de sair da zona de conforto. A poltrona do vovô é boa, mas nem sempre é o melhor lugar.
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Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.