Blog da UNQ

As Exportações Catarinenses nos Primeiros Meses

Na última semana, com um novo valor para a moeda americana, vimos os dados da Balança Comercial Brasileira e Catarinense sem os resultados que o Governo esperava. A expectativa era que as exportações tivessem maiores incrementos pela alta do dólar, mas não foi isso que aconteceu.

As exportações catarinenses, se comparadas com o mesmo período do ano passado, tiveram uma redução de 10,98%. Se compararmos o acumulado desde o começo do ano, a queda é de 8,58%. No mesmo período do ano passado, o dólar oscilava em torno de R$2,20. Enquanto agora vemos variar nos R$3,00. Por isso, a frustração com relação aos resultados obtidos.

Os principais produtos exportados por SC foram frango e soja, que tiveram uma queda de 13% e 18%, respectivamente. A redução nos valores de soja exportada é explicada pela queda dos preços da commodity em dólares na bolsa. Com relação ao frango, a queda de demanda internacional em 2015 refletiu os valores menores. Por isso, mesmo com um dólar alto, as exportações catarinenses não tiveram o desempenho esperado.

Dois aspectos positivos podem ser tirados dessa análise. A primeira é que, mesmo com a redução comparativa do mesmo período do ano passado, percebemos um aumento expressivo do mês passado para cá, 16% de aumento nas exportações catarinenses. O segundo aspecto positivo é que as variações percentuais catarinenses estiveram bem acima da média brasileira, que teve um resultado bem abaixo do que o esperado.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!