Blog da UNQ

Influências climáticas no transporte internacional

Os fenômenos climáticos podem ter uma forte influência no transporte internacional, seja na modalidade marítima ou aérea, ocasionando congestionamentos nos portos e aeroportos e consequentemente gerando atrasos e cancelamentos nas partidas e chegadas dos navios e aeronaves, ou ainda impossibilitando que uma conexão ou transbordo possa ser realizado devido ao fechamento de um porto ou aeroporto que estava previsto na rota.

E qual medida deve ser adotada nesses casos?

Nestes casos é apenas aguardar que as condições climáticas voltem a níveis seguros para a partida de um navio ou aeronave, porém isso traz algumas consequências no transporte internacional para quem estava aguardando o embarque ou chegada de suas mercadorias.

Nos casos em que o navio já se encontra atracado no porto ou nos casos que a aeronave já está em solo, a principal consequência será o atraso na partida e claro, na chega no seu destino, porém para os casos em trânsito que necessitavam fazer uma conexão, pode haver o cancelamento da escala no porto ou aeroporto que está enfrentando as forças da natureza naquele momento.

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Sendo assim, a mercadoria que estava aguardando para embarque, será realocada no próximo navio ou aeronave de conexão e nestes casos, pode haver uma espera um pouco maior, pois nem sempre os navios ou aeronaves que estão na rota, terão espaço disponível para escoar todas as cargas que acabaram sendo deixadas para trás.

E as cargas que teriam outro destino?

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Como as empresas podem ingressar no comércio exterior?

São diversas as formas em que as empresas podem ingressar no comércio exterior alavancando negócios internacionais. Basicamente, o comércio exterior subdivide-se em dois grandes segmentos: importação e exportação. Ambos estão relacionados à comercialização de produtos e serviços internacionais.

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Importação de produtos e serviços

Nas importações, as empresas podem atuar no comércio exterior através dos seguintes modelos de negócio:

  • Aquisição de produtos internacionais mais baratos do que os fornecidos no mercado nacional
    O custo Brasil é um dos principais responsáveis pela busca de alternativas mais competitivas no exterior.
  • Importação de produtos de maior valor agregado do que os produzidos no Brasil.
    Produtos inovadores, com alto grau de tecnologia e equipamentos de alta complexidade são exemplos de produtos que empresas brasileiras buscam no exterior, porque possuem qualidade superior aos de fabricação nacional.
  • Aquisição de matérias-primas internacionais inexistentes no Brasil.
    Há produtos, que por questões geográficas ou por condições climáticas, somente são encontradas em países específicos. Empresas brasileiras que utilizam estas matérias-primas em seu processo produtivo, acabam sendo obrigadas a entrar no comércio exterior para adquirir estas mercadorias internacionalmente.
  • No que tange às importações de serviços, estão comumente relacionadas à aquisição de softwares, aquisição de manutenção e instalação de equipamentos importados, serviços financeiros e de câmbio, turismo, dentre outros.
  • Há empresas que buscam na distribuição de produtos importados ou na representação comercial de empresas estrangeiras uma forma de ingressar no comércio internacional, através dos serviços comerciais de produtos fabricados fora do Brasil.

Exportação de produtos e serviços

Na exportação, empresas brasileiras acabam inserindo-se no comércio exterior das seguintes formas:

  •  Venda de produtos brasileiros no exterior como forma de aumentar a abrangência territorial e a diversidade de clientes, como forma de suprir crises econômicas no mercado local.
  • Adaptação de produtos locais em mercados internacionais como forma de agregar valor e aumentar as margens de lucro praticadas pela empresa.
  • Empresas que fornecem produtos típicos do Brasil, como alimentos, madeira, bebidas típicas, dentre outros produtos da cultura brasileira.
  • Nas exportações de serviço, podemos verificar a exportação de serviços de engenharia na construção civil, design e obras de infraestrutura.

  • Muitas empresas também ingressam no comércio exterior através dos serviços de agenciamento de vendas internacionais. Conhecidos como Traders, estes profissionais possuem experiência em determinados segmentos específicos e atuam fazendo a gestão comercial de exportação de forma terceirizada para empresas brasileiras.

Quais as principais partes da cadeia produtiva do comércio exterior?

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Qual a relação da passagem do Tufão Mangkhut e o seguro internacional de cargas?

No último domingo, Hong Kong emitiu um alerta máximo por causa da chegada de um tufão que atingiu a província de Guandong  na China com ventos de até 160km/h e fez com que ficássemos alertas em relação a passagem do Tufão Mangkhut e o seguro internacional de cargas.

Já falamos sobre o tema em outro post, dando dicas de como minimizar danos e reduzir custos e  depois de receber o vídeo abaixo, a ideia é reforçar alguns pontos.

Vídeo postado no Twitter mostrando cargas perdidas em Shenzhen durante a passagem do Tufão Mangkhut na China

especialista em transporte internacional da Ethima Logistics, Carlos Castro ressalta:

“Com um baixo investimento, garante-se a cobertura dos prejuízos que o segurado venha a sofrer em consequência de perda ou dano material sofrido pela carga, quaisquer que sejam as causas externas”, explica.

Conforme Castro, o seguro também protege prejuízos causados pelas chamadas “avarias grossas”, aquelas causadas de propósito pelo capitão do navio para preservar as vidas a bordo ou minimizar os danos ao navio e à carga quando há um perigo real e iminente – desde que o perigo não tenha sido causado pelo próprio comandante, tripulação ou equiparados.

Quase todas as grandes seguradoras, como Liberty, Porto Seguro, Mapfre, Allianz e BB Seguros, oferecem o serviço e se você importa ou exporta, recomendamos fortemente que avalie a possibilidade e comece a pensar em um seguro internacional de cargas para a sua empresa.

Canais de parametrização: Charge Importação

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Todo processo de comércio exterior passa pelos canais de parametrização.

    1. Canal verde: quando a mercadoria é liberada automaticamente
    2. Canal amarelo: onde há verificação da documentação original
    3. Canal vermelho: onde são verificadas documentações e a carga fisicamente pela Receita Federal.

Ainda há o Canal Cinza, quando há uma verificação mais detalhada com relação aos valores praticados ou afins e outros canais informais como o chamado “Canal Melancia” onde a Receita Federal altera a cor de parametrização para melhor averiguação.

Os canais normalmente são definidos aleatoriamente, mas incongruências na documentação ou no status da empresa importadora podem direcionar para um canal amarelo ou vermelho.

Importação barrada pelo MAPA: e agora?

O blog da UNQ abordou em 2017 os cuidados que se deve ter com a madeira nas importações para o Brasil, e explicou como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é rígido no controle das mercadorias importadas que contenham madeiras na análise das suas embalagens, visando buscar pragas que possam afetar a flora e a fauna brasileira. Mas você sabe o que fazer se tiver a importação barrada pelo MAPA?

Em parte, qualquer produto que venha embalado por madeira seja qual for a origem, deverá estar com suas embalagens fumigadas e devidamente carimbadas, certificando estar de acordo com o NIMF 15 (Norma Internacional de Medida Fitossanitária nº 15)

E se o seu fornecedor não fumigou e carimbou as embalagens, e agora?

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