O mercado do transporte internacional já desenvolveu soluções capazes de manter qualquer carga com a temperatura controlada do início ao fim da viagem. Graças aos contêineres reefer, é possível atuar com qualquer faixa entre -25°C e 25°C. “Equipamentos de última geração podem trabalhar entre -40ºC e +30ºC”, explica o especialista em transporte internacional da Ethima Logistics, Carlos Castro.
Essas soluções se aplicam a produtos congelados ou refrigerados, como:
- carnes em geral,
- vinhos,
- chocolates,
- frutas,
- biscoitos sensíveis ao calor,
- flores,
- queijos,
- medicamentos,
- vacinas.
Durante o trajeto, os armadores ou transportadores ficam responsáveis pelo controle da temperatura.
“O principal cuidado é o monitoramento da temperatura, umidade e troca de gases que possam deteriorar os produtos que estão sendo transportados. Esse controle se faz necessário enquanto a carga estiver de uso do equipamento. Durante todo o percurso, deverá ser feito o acompanhamento periódico da temperatura interna do contêiner para que não haja oscilações que possam afetar a qualidade do produto”, frisa Castro.
Assim como na armazenagem no porto, o transporte de um contêiner com temperatura controlada também tem custos adicionais. Conforme o profissional da Ethima Logistics, o preço pode dobrar, dependendo da situação. “Porém, como toda regra tem exceção, para algumas origens no caso da importação, a necessidade de reposicionamento de equipamento para exportação aqui no Brasil faz com que os fretes possam chegar a níveis similares ao frete para equipamento dry e, em alguns casos, podem ser até menores”, relata.
Como o sistema de refrigeração e o revestimento ocupam parte do espaço interno, o tipo mais comum de contêiner reefer é o modelo de 40 pés HC (“high cube”), que tem 30 centímetros de altura a mais que o dry convencional. “Também existem os contêineres reefer 40, que são menos utilizados, e os reefer 20 (que têm metade do comprimento), mas há poucas unidades disponíveis no mercado e raramente são usados”, detalha o expert.
Contêiner desligado
Às vezes, é vantajoso utilizar um contêiner reefer mesmo quando a carga não necessita de refrigeração. Nesses casos, o equipamento é desligado costuma ser chamado de NOR (Non-Operating Reefer). “Os armadores podem ofertar valores mais atrativos para embarque em NOR, para posicionamento dos equipamentos reefers na exportação”, afirma Castro.
Para quem busca redução no valor do frete, essa pode ser uma excelente opção. Procurar um especialista em logística internacional para conhecer em detalhes as particularidades envolvidas no transporte de cargas em equipamento NOR pode ajudar a obter um melhor custo benefício para o negócio.
Tipos de contêineres quanto ao controle de temperatura
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